sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Desigualdade

por Emanuel Medeiros Vieira
  
“Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais para sua desonra? Honra. Falta mais do que se lhe ponha? Vergonha” (...)(Gregório de Matos Guerra – 1636-1696, que tinha a alcunha de “Boca do Inferno”)

O ano passado registrou o maior crescimento do número de bilionários da história, com um novo bilionário no mundo a cada dois dias.
Segundo com a ONG britânica Oxfam, o aumento seria suficiente para acabar sete vezes com a pobreza extrema no planeta.
Conforme matéria de Gabriela Albach, de toda riqueza produzida pelo mundo no ano passado, 82 por cento ficou concentrada com 1 por cento da população mais rica, enquanto a metade mais pobre da humanidade não teve qualquer aumento em seu patrimônio.
“O aumento da desigualdade é uma tendência global, e o Brasil tem seguido essa tendência”, afirma Kátia Maia, diretora da Oxfam no Brasil.
Os dados fazem parte de relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza”, produzido pela ONG.
Segundo o levantamento, dois terços das fortunas estão ligadas à herança, monopólio e ao chamado “capitalismo de compadrio”.
Para a ONG, a geração de empregos decentes é a aposta para diminuir a desigualdade. Para ele, as nações mais pobres abrigam – é claro – a maioria diminuir a desigualdade.
O economista sueco Gunnar Myrdal, Prêmio país sem tecido empresarial forte.
As nações mais pobres abrigam a maioria com rendas baixas, fundamentalmente para permanecer vivo, ampliando a incapacidade de poupar.
Como disse Helington Rangel, através de processos de deslegitimação e exlusão moral, o cidadão não se sente obrigado a reconhecer normas e regras sociais, fora do seu grupo.
Segundo estudo do irlandês Marc Morgan (estudante de Economia de Paris, e que tem como orientador o francês Thomas Poketty, autor de “O Capital no Século XXI”), a desigualdade no Brasil é muito maior do que se imaginava, com ENORME CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO TOPO DA PIRÂMIDE SOCIAL,
O grupo que representa os 10 por cento mais ricos da população fica com mais da metade da renda nacional.
É impossível efetivar um verdadeiro regime democrático com uma desigualdade tão perversa e obscena.
(Salvador, Bairro da Graça, fevereiro de 2018)

Comentário de Leti Arangue 
    Excelente tu escritura amigo mío, aprovecho para saludarte ante todo, para felicitarte porque es tan cierto y real lo que tan bien escribiste que me quede reflexionando.  Pensando en lo que ya muchos sabemos y que olvidamos recordarlo, más aún cuando nuestras quejas son tan tan infimas. Comparto absolutamente tu pensamiento. Por otro lado te cuento que estoy en ee.uu y no me canso de ver compatriotas tuyos, que de tal mala forma se comportan y pienso, será que no estamos los latinos a vivir en orden??? Será que nuestra educación es tan pobre que ya ha llegado a ser tan primitivos?? El argentino pero sobre todo el que nunca a viajado es igual y me da vergüenza verlos. Cómo siempre decirte que sigas con tu fortaleza, la escritura ayuda al alma, no dejes de escribir. 
Te quiero mucho. 
Gracias por compartir tu gran gran sabiduría.

Nenhum comentário:

Postar um comentário