sábado, 16 de abril de 2016

DEMOCRACIA


   Por Marcos Bayer

   Vem do grego (demos) povo e (cratos) governo. Democracia é o governo do povo, exercido por seus representantes eleitos pelo voto universal e secreto e fiscalizado, permanentemente, pelos eleitores. Chegamos a uma democracia brasileira real neste século 21, manchada por uma cleptocracia. Clepto em grego significa "roubo". Seremos o primeiro país no mundo a ver por duas vezes o processo de "impeachment", uma instituição política criada pelos norte-americanos, inspirada na prática democrática dos velhos e experimentados britânicos, um povo que sequer precisa ter uma Constituição escrita, tamanha sua milenar noção de direitos e deveres. 

   No começo era golpe, depois pediram ao STF para regulamentar o golpe, na quinta-feira, 14 de Abril, pediram aos 11 Juízes da Corte Suprema para cancelar o golpe. Domingo, 17 de Abril, assistiremos ao primeiro julgamento do golpe. Sua admissibilidade na Câmara dos Deputados, nossos representantes federais. 

   Mas, qual é o golpe, afinal? A rede de corrupção montada na Petrobrás? Os pagamentos mensais aos diversos deputados que sustentavam o governo Lula? O grande personagem deste golpe é o jovem Juiz Moro, nutrido pelas denúncias dos promotores federais de Curitiba e alimentado pelas investigações dessa moçada competente da nossa Polícia Federal. Domingo reverteremos a goleada de 7x1 da Copa da Fifa de 2014. Este grito de vitória que está contido na garganta do nosso povo. 

   Vota Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário