domingo, 14 de setembro de 2014

Putz...a Escola de Sagres nunca existiu!

A escola que eu imaginava...nada!
   Hoje foi um dia assim... digamos, meio frustrante para mim (eu? não uso!). Sempre gostei de história e tive excelentes professoras tanto no primário, ginásio e científico. Uma das partes que mais me apaixonou foi a das navegações portuguesas. A Escola de Sagres, fundada pelo Infante Dom Henrique então era o meu sonho de consumo.    
   Sempre, desde guri, pensei:
- um dia vou conhecer a primeira e maior escola de navegação do mundo!

   Pois hoje fui ao Cabo de São Vicente. Imbuído da história que habita aquele acidente

geográfico curti muito. Lembrei das minhas professoras de história, Dna. Zoé e Dna. Lia Fernandez Reverbel, e do meu antigo desejo de conhecer o local.
   Quem não lembra das aulas de história que falavam da Escola de Sagres e do Cabo de São Vicente, "o ponto mais ocidental, não só da Europa, mas de todo o mundo habitado", de onde partiram os grandes navegadores, aventureiros e  descobridores da terra.
   Saí do cabo e fui direto para a pequena vila de Sagres. Ia conhecer a Escola de Sagres! 
   Procurei, fui à igreja, à praça principal, encontrei o Centro de Saúde de Sagres...mas nada da escola. 
   Daí a Gisa fez uma busca no Dr. Google e...tchããã~!!!!! Nunca existiu, fisicamente, a Escola de Sagres. 
   Pôrra!!!!! Tudo isso para nada?????
   A Escola de Sagres era virtual! 
   Para entender a história fui beber neste cara:
"Recentemente, quando publiquei Por Mares Nunca Dantes Navegados, minha afirmação categórica de que a Escola de Sagres nunca existiu caiu como uma bomba em Portugal. Minha hipótese chamou a atenção da mídia no Brasil e, assim, despertou o interesse dos meios de comunicação em Portugal. A noticia correu o mundo e foi destaque na imprensa na França e chegou até mesmo a Macau (China)".
Escute a informação noticiada pela RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) pelo link:
http://www.youtube.com/watch?v=60Tvx0yLuCQ
Leia a matéria completa aqui. Beba na fonte.

   Segundo o meu amigo Marcos Bayer, com quem fiz contato de emergência tentando uma explicação para  minha frustrada procura, a Escola de Sagres foi substituída pela NASA. Pelos Armstrong, Collins, Aldwin. Sagres é em Houston no Texas. Sagres formava marinheiros que percorriam o mundo, hoje a NASA forma astronautas que percorrem o universo. 
   Mudou...500 anos depois!
   Putz!
Farol do Cabo de São Vicente, Sagres. Construído em 1846 a mando de Dna. Maria II, que se chamava Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, Rainha de Portugal e princesa do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário