quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Banco de España...mais uma lenda da família Roubão

   Depois que nosso ramo inglês, através do William Roubão, fundou o Banco de Investimentos Money Smart plc, em Londres, a família vislumbrou mais negócios.

Manolito Afanarez
   Os ingleses inventaram a taxa de 
juros LIBOR (London Inter Bank Ordinary Rate) para as transações interna do sistema deles. Manolito Afanarez, primo de Joaquim Roubão, achou a ideia interessante. Fundaram, então, o Banco de España (foto).

   O banco da família emprestava dinheiro pela taxa LIBOR mais 10% ao mês. E remunerava os depósitos em 2% ao mês. O spread (diferença) era de 8%. Isto era uma fábrica de dinheiro. Inspirou muita gente no planeta. Inclusive o SAMUKA BANK na Lagoa da Conceição, no Brasil.

   Se a LIBOR já era interessante, imagina com mais 10% em cima...

   Então os americanos, concorrentes diretos dos ingleses, inventaram a PRIME RATE para a banca de Nova York. E de lá para cá, a coisa não parou mais. Os alemães fizeram o que fizeram na II Grande Guerra, por causa das taxas de juros que quebraram a economia deles.

   Até hoje, os juros só servem para duas coisas: enriquecer e quebrar, numa ponta e na outra.
   
Laranjas em Sevilha: inspiração.
Sevilla é cercada por laranjais. Na cidade, pelas ruas, lindas laranjeiras (foto). É de uma beleza única. Serviu de inspiração para Manolito e Joaquim quando conversavam num final de tarde na sede do banco. O resultado operacional havia sido tão alto que eles precisam distribuir os lucros para fugir ao sistema tributário vigente.

   Chamaram o contador geral para uma troca de idéias. O doutor Loga Ritmo, de origem grega, desafiado pelos donos do banco, ofereceu a solução.

   Apontou para a janela e disse: Está lá nas árvores. Vamos criar os "laranjas"!

   E de lá para cá, o mundo adotou esta querida figura do "laranja" para diluir os bons negócios...Sevilla deu ao mundo: o banco, o barbeiro, as laranjeiras e o "laranja"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário