quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Neurologista finalmente entende plano de privatização da Saúde

Recebi do Dr. Paulo César Trevisol Bittencourt o comentário abaixo sobre o escândalo da privatização dissimulada da Saúde promovida pelo governo do estado em conluio com a UNIMED.

     Sua matéria explicou TUDO. Em Abril passado fechei meu ambulatório de Neurologia junto ao SUS (Hospital Santa Teresa/São Pedro de Alcântara) aonde atendia cerca de duas-três mil pessoas provenientes de todas as regiões de nosso Estado. Como profissional cedido pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde não gastava nenhum tostão comigo
    Todavia, de maneira estranha e bizarra, comecei a ser hostilizado pela atual diretora da instituição e induzido a tomar a atitude acima em detrimento da população que me esmerava em atender. Carta deixada a direção do HST por ocasião do meu último dia de trabalho é auto-explicativa. Ela poderá ser lida na íntegra no endereço www.neurologia.ufsc.br
    Novamente, Muito Obrigado por me ajudar a compreender que ao invés de propor uma Política de Saúde, seus responsáveis promovem politicagem na saúde, e da pior espécie. Os fatos descritos me fizeram recordar a famigerada "lei do Gerson" de outrora. E assim vamos seguindo de mal a pior nesta área tão essencial. Tomará que sua matéria desperte CIDADANIA na Sociedade, e, em consequência, Justiça.
Abraço agradecido e cordial,
Paulo. 

A carta:

Ilma. Sra. Eliane Vieira Stahelin
MD Secretária Geral do HST
São Pedro de Alcântara, 29 de Abril de 2011.
     Prezada Sra. Stahelin:
 Cumprimentando-a mui cordialmente, gostaria de lhe comunicar o encerramento das minhas atividades profissionais nesta casa no dia de hoje. Por esta razão solicito providenciar minha imediata liberação e retorno ao órgão de origem, o Ministério da Saúde.
A senhora, assim como todos os funcionários dignos desta instituição que tive o privilégio de conhecer, bem sabe da natureza da minha luta. Mais uma vez os interesses da sociedade – transformação do HST em uma casa voltada ao atendimento de pessoas sofredoras de transtornos neurológicos diversos - foram inviabilizados por politicagem da pior espécie.
Por outro lado, é lamentável perceber a sua psiquiatrização, por completo, como alternativa ao nosso projeto original. Saliento nada ter contra esta especialidade; porém, há diversos serviços públicos de Psiquiatria em nosso Estado e raríssimos voltados a Neurologia. Aliás, somente energúmenos não são capazes de perceber a demanda social crescente por Clínicas Neurológicas de qualidade em Santa Catarina.
Rogando que os responsáveis percebam o equívoco e desenvolvam reais Políticas de Saúde, despeço-me. Agradeço a senhora e a todos os qualificados trabalhadores desta casa pela solidariedade expressa nos sete anos de convívio; sempre muito agradável e produtivo.
Dr. Paulo César Trevisol Bittencourt - Professor de Neurologia da UFSC e Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia

P.S.: Quanto ao destino que será dado aos pacientes usuários da clínica de Neurologia, confesso, estou deveras preocupado. Mas, o que fazer? À senhora diretora, pessoa ardilosa e ignóbil, que sempre ponhou enormes dificuldades para nosso trabalho, caberá o ônus de lhes oferecer uma alternativa. Todavia, ouso sugerir que eles sejam encaminhados para atendimento nas tais clínicas de referência. Na eventualidade de nada encontrarem, hipótese bem verossímil, que dirijam suas queixas ao senhor Secretário de Estado da Saúde ou ao senhor Governador; os quais deveriam saber que com colaboradores desta qualidade, adversários são dispensáveis.

3 comentários:

  1. A situação é caótica em vários hospitais. O Hospital Florianópolis se encontra fechado a cerca de 2 anos. Profissionais são perseguidos, vários profissionais sairam de maneira forçada. A população sofre com a falta de atendimento. A infra-estrutura do hospital não permite atendimento de pacientes mais graves. Isso a população não sabe. Falta de respeito. A Saúde nunca esteve pior! O mutirão de cirurgias é uma ficção!Ações esporádicas e politiqueiras do Sr. secretário.

    ResponderExcluir
  2. Um homem de bem, enfim! LesPaul

    ResponderExcluir
  3. Deixou de ser preocupação o silêncio dos bons. É muito mais preocupante a desistência dos últimos abnegados.

    ResponderExcluir