quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LAURITA NA WEB

Por Laurita Mourão

Querido Sergio, grande Canga !

     O jornal "O Globo" do dia 11 de agosto corrente, publica, como é de praxe às quintas-feiras, a sempre estupenda crônica do Luiz Fernando Veríssimo.


    Sob o título "O Espírito da Coisa" ele condena o ex-Ministro Jobim, um civil, de ter feito publicamente uso do uniforme militar parecendo não ter entendido que o "espírito da coisa" é justamente ter um civil ocupando a Pasta das Forças Armadas, e continua escrevendo: "A maior falha do Jobim como ministro, talvez se deva à sua envergadura. Se fosse um Ministro da Defesa menor vestindo aquela farda de campanha, o erro seria menos conspícuo" e continua mais adiante: "Acho até que, mesmo em missões no mato, o ministro deveria ir de terno e gravata. E vá lá de botas. Mas civis". 


     Já eu, como mulher, penso como o grande Proust que, no seu livro "Du Côté de Chez Swann", à página 123, da "Collection Folio Editions Gallimard, de 1954", opina que:
"Même les femmes, qui prétendent ne juger un homme que sur son physique, voient en ce physique l'émanation d'une vie spéciale. C'est pourquoi elles aiment les militaires, les pompiers; l'uniforme les rend moins difficiles pour le visage; elles croient baiser sous la cuirasse un coeur différent, aventureux et doux; et un jeune souverain, un prince héritier, pour faire les plus flatteuses conquêtes, dans les pays étrangers qu'il visite, n'a pas besoin du profil régulier qui serait peut-être indispensable à un coulissier".
(Tradução livre: "Até as mulheres, que pretendem julgar um homem apenas pelo seu físico, vêem nesse físico a emanação de uma vida especial. É por isso que elas amam os militares, os bombeiros; o uniforme os torna menos difíceis em relação à aparência; elas acreditam beijar, sob a couraça, um coração diferente, aventureiro e doce; e um jovem rei, um príncipe herdeiro, para fazer as conquistas mais lisonjeiras, nos paises estrangeiros que ele visita, não precisa do perfil regular que seria talvez indispensável a um civil"). 


     E termina o Veríssimo: "O Jobim, vestindo-se como soldado, mostrou que não tinha entendido o espírito da coisa, que é um Ministro da Defesa ser um civil, ou então estava apenas cedendo a um impulso juvenil e, neste caso, está perdoado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário