quarta-feira, 25 de maio de 2011

Abunda o leite na Suiça

Por Sérgio Rubim

Comitiva do governo catarinense finalmente chega à Suíça
UUUU Tererê!!!!!!

    Enquanto os professores catarinenses travam uma luta de sobrevivência pedindo apenas que o governo cumpra a lei e pague o piso salarial, o governo Raimundo Colombo peregrina por países europeus com a sua corte lageana e mais uma penca de jornalistas (viajam com o nosso dinheiro?) que diariamente, pela TV, rádio, jornais e blogs, nos enviam notícias alvissareiras dos contatos em terras d'além mar (obrigado Nei).

    Raimundo, esperto, deixou o seu vice para "pagar"os professores. O vice, Pinho Moreira (PMDB), é famoso por não pagar nem as contas de casa. Lembram da Trirradial? Quando deu um calote no finado BESC? Pois é, de bobo o Colombo só tem a cara!

    A única coisa concreta que foi produzida até agora nesta viagem de prospecção industrial foi uma grande mentira: a vinda da ZF, empresa alemã que fabrica peças automotivas. Depois de ser alardeado aos quatro ventos e às quatro mídias que a líder mundial, ZF, se instalaria em Lages, terra de Raimundo, o governo teve que aguentar a suprema humilhação de ver publicado em jornal Valor Econômico, desmentido da direção da empresa, dizendo que nunca houve esse contato e, houve sim uma simples visita da corte lageana à linha de produção da empresa. Ou seja, no piso da fábrica e não lá em cima na direção.

    O própio (porta-voz) jornalista do DC, Roberto Azevedo, depois de divulgar "falas" do deputado lageano Elizeu Matos (PMDB) afirmando que a nota do jornal Valor tinha sido um erro da assessora de imprensa da ZF, teve que corrigir (desmentir) e publicar que tudo não havia passado de uma...mentira. 

Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça

    Em terras lageanas, ali no Planalto, onde o governador é bem conhecido, a cablocada não embarcou muito na notícia da vinda da ZF para a sua cidade. Os comentários de descrédito nos principais pontos de encontros da cidade denunciavam um grande trauma, fruto de promessas Raimundianas.

    Lembram eles, que lá nos idos de 2001, quando Raimundo Colombo era prefeito, numa sexta-feira, dia 2 de março, o prefeito fez uma grande festa com a presença do então governador Esperidião Amin e do vice-presidente Marco Maciel. Anunciava, naquele momento, a instalação de 25 novas indústrias nas terras lageanas, que representariam um investimento de cerca de R$ 140 milhões.

     A cidade dormiu pobre e acordou rica. Pólo industrial do Sul do país. Nunca se viu tanto emprego, tanto dinheiro e tanta felicidade. Naquela noite a caboclada lageano dormiu feliz, sonhando no porvir, no futuro de seus filhos e na mesa farta de carreteiro de charque com paçoca de pinhão.

Pensaram que criavam um beija-flor e estavam criando um morcego!

    Nenhuma das 25 empresas prometidas veio para Lages até hoje! Puro factóide pirotécnico avalizado por autoridades estaduais e nacionais. Desde essa época Raimundo Colombo adquiriu a pecha de mentiroso, pior, de mitômano, com compulsão por mentir.

   Bem, de maneiras que, diante deste trauma lageano, aquele povo está vacinado contra notas e matérias divulgadas pela imprensa tradicional que acompanha o governador pela Europa. Apenas nós, cristãos novos, é que ainda embarcamos na mentira e, diante de tão alvissareiras notícias exclamamos: Esse Raimundo faz coisas!

Abunda o leite na suiça 

    Este título já me causou dissabores. Ele ilustrava matéria de duas páginas no jornal Afinal, de minha propriedade, onde denunciava uma lista de 240 nomes de políticos, militares e autoridade brasileiras que tinham contas bancárias na Suíça. Entre os nomes, o do então governador Jorge Bornhausen, indicado pelos militares de plantão em 1980. Me custou 3 anos de exílio no Uruguai, onde também acabei fazendo merda e denunciando militares uruguaios por corrupção. Isso parece uma compulsão. Denunciar ladrões!

Mas falando em Suiça, leio hoje na coluna do jornalista Roberto Azevedo a seguinte nota:
 Na Suíça

Promessa de notícia quente para a comitiva catarinense, já na Suíça, nesta quarta-feira.

    Logo se vê que o Roberto DC não sofre do trauma lageano. Acredita que o nosso governador trará, da Suiça, grandes investimento para Santa catarina. 
    Mas uma coisa me faz pensar. Não foi o governador Raimundo que prometeu fazer economias de até R$ 1 bilhão em 120 dias, para depois começar os investimentos a favor do povo catarinense?
    Vai vê que o homi foi lá nos bancos suíços ver se o saldo já bateu no tal bilhão! Mas não sejamos tão pessimistas. Vamos esperar e ver o resultado concreto desta viagem de prospecção industrial do nosso governo.

    Ontem, por exemplo, um morador de Lages espalhava uma boa nova pela cidade. Parece que o índio é de Quaraí (RS) e se mudou há poucos anos para a cidade do Raimundo. ão padece do trauma lageano.

    - O governador Colombo vai trazer um banco Suiço para se instalar na Coxilha Rica.
    É até pode ser. A coxilha Rica é um distrito de Lages onde o governador tem vários dos seus empreendimentos como vastas extensões de terras, milhares de cabeças de gado e uma grande produção de leite.

Tudo isso conquistado com anos de dedicação ao serviço público! Parece que o serviço público só não paga bem aos professores!

   
Augusto J. Hoffmann deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Abunda o leite na Suiça": Isso é uma crônica das boas Canga. Pô, falando de Lages então, aquela gente sofrida de tanto rodopiarem, de um lado pro outro.
Sobre epopéias das lages, lembro da ambévia, a usurpadora do caveiras, prometendo casamento prá viúva. Rapaz, uns ambientalistas quase foram linchados na audiência pública quando o bispo da cidade apontou pra indiarada verde e disse que eram eles, bem eles que estavam contra a criação dos 2.576.354 empregos da ceverjera. Putz, a PM protegia os ecos mas piscava prá torcida como quem diz ... já tão indo. E construiram o fabricão, elegeram-se muitos, fortunas paloccianas e, hoje, kkkkk - bem automatizada, as vagas são para carregadores de engradados nas esteiras rolantes! E a vida segue, retratos restaurados e os pés no palácio da Agronômica. Essa turma não é fácil. E você Rubim que é da turma enquadrada na LSN, pelo menos, os meus parabéns. Lembrança de valor, pedigree tipo PO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário