sábado, 19 de março de 2011

Você lembra dessa casa? Já era!

Passando pelo centro de Florianópolis percebi uma "mão de pastor" demolindo uma antiga casa de pedra que ficava no começo da rua Gal. Bittencourt, no centro. A casa fazia parte de um conjunto de outras contruções que pertenciam a uma figura que fez história e marcou época em Florianópolis: Alexandre Bastos.
Criador da primeira grande casa noturna de Florianópolis, a Chandon, Alexandre herdou do pai milionário muitos imóveis na cidade. O seu pai era despachante aduaneiro no porto de Imbituba e ficou riquíssimo.
- Comprou metade da cidade, me disse o Cacau Menezes há pouco. 

O pai acabou ficando cego e os filhos construiram uma baita casa cheia de rampas nos altos da Felipe Schmidt. Mais tarde, com a morte do pai o casarão se transformou na Boite Chandon que marcou época na cidade. Alexandre apareceu morto, há alguns anos, na praia da Joaquina.
Hoje, uma das suas inúmeras casas no centro da cidade foi demolida. Se tinha algum valor histórico não imagino. Quando fotografava a demolição um peão se aproximou agressivo e me disse:
- Quer que te mostre a licença de demolição? 
Respondi que não. Que estava apenas fotografando.
Cachorro picado decobra tem medo de linguiça!

Álvaro S. Gentil Filho deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Você lembra dessa casa? Já era!": Canga nessa casa funcionou a oficina do Seu Zili, lembro muito, meu pai era amigo dele e morei na Rua Hercilia Luz. Hoje Seu Zili mora no estreito perto da marinha .
Álvaro Gentil 









2 comentários:

  1. Caro Colunista, o que farão quando todas as nossas lembranças restarem demolidas?

    ResponderExcluir
  2. Álvaro S. |Gentil Filho22 março, 2011 09:54

    Canga nessa casa funcionou a oficina do Seu Zili, lembro muito, meu pai era amigo dele e morei na Rua Hercilia Luz. Hoje Seu Zili mora no estreito perto da marinha .
    Canga quero falar com vc me liga 99823188
    Álvaro Gentil

    ResponderExcluir