sábado, 25 de setembro de 2010

EFEITOS DE UMA ELEIÇÃO VICIADA


Por Edison da Silva Jardim Filho
      Nestes quase oito anos de governo, o presidente Lula vem afrontando, sistemática e profundamente, o conjunto mais caro de princípios éticos e morais que forjam e cristalizam o sentimento de nação do povo brasileiro.

      Até que adentramos no tão aguardado período da propaganda gratuita no rádio e televisão da atual campanha eleitoral, e o presidente Lula resolveu libertar-se, de vez, dos tênues escrúpulos que ainda o refreavam.
      A partir daí, os jornalistas mais importantes da imprensa brasileira têm sinalizado para a possibilidade dessa escalada de insensatez presidencial subverter as instituições políticas e jurídicas, e, até, fazer degringolar a própria democracia.
      A previsão catastrófica já é fato! Uma semana atrás, a promotora de Justiça, Luciana Schaefer Filomeno, repassou, aos seus colegas do MP/SC, através do correio eletrônico da entidade, matéria jornalística sobre a suposta tentativa de homicídio de que fora alvo a promotora Eliana Vendramini, encarregada do caso do sequestro e assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. Foi, então, que a promotora Luciana Filomeno recebeu o seguinte e-mail do procurador de Justiça, Ricardo Francisco da Silveira: “É, prezada colega. Dizer que ‘recebi e repasso aos colegas’ é como se não tivesse nenhum envolvimento com a ‘causa’, é como esfregar as mãos. Como se tu não estivesses até o couro cabeludo acreditando e ‘legitimando’ a mensagem que encaminhas. O caso do prefeito é só um leitmotiv para chamar o Lula de bandido. E, por consequência, a tua (nossa) futura presidente. O FHC deve ter sido um franciscano quando comprou um CONGRESSO INTEIRO para garantir a reeleição. O PSDB sempre foi ótimo de internet e o desespero faz coisas. Quem não tem argumentos, propostas ou coisas que tais, vive de ‘escândalos’. E dá-lhe rede globo. Um abraço petista.”
      O meu amigo-irmão e compadre, brilhante promotor em Criciúma, Henrique Limongi, viu-se compelido a dar um choque de realidade no procurador de Justiça, Ricardo da Silveira, endereçando-lhe mensagem cujo cerne foi vazado nestes termos: “Fernando Henrique Cardoso ‘comprou um CONGRESSO INTEIRO para garantir a reeleição’? Não foi o ‘CONGRESSO INTEIRO’, mas é fato. E, ‘docemente constrangido’, Luiz Inácio Lula da Silva foi à reeleição... Agora, em matéria de ‘compra de consciências à venda’, teu líder e ídolo/mor, o Presidente da República, é campeoníssimo, imbatível. À frente de um governo que protagoniza, em média, um escândalo de corrupção por semana - às vezes, por dia -, ‘comprou’, com as raras exceções que apenas confirmam a regra, o chamado partido ‘bordel’, o adesista/arrivista PMDB, em nome da ‘governabilidade’ que, enquanto na oposição, sempre verberou. Patrocinou a ignomínia do ‘mensalão’, capitaneada pelo braço direito - o presidente de nada sabia, foi ‘coisa de aloprados’...- de teu GUIA, José Dirceu, inquinado, em denúncia recebida pela Corte Suprema, como ‘chefe da quadrilha’ - são quarenta (40) réus, ao todo! E a peça pórtica da ação penal foi elaborada e assinada, Ricardo, pelo Procurador-Geral da República de então, que não consta ser um ‘tucano’. Cá para nós, escândalo de tamanho vulto implicaria, em qualquer país ‘normal’, a queda do governo, com o impeachment. Afinal, por muito, mas muitíssimo menos, Fernando Collor de Melo, agora aliado e ‘companheiro’, foi apeado do poder - ou ‘puder’, na expressão de outro novel ídolo do petismo, o imaculado José Sarney.”
      O procurador de Justiça, Ricardo da Silveira, redimiu-se no último e-mail que enviou ao promotor Henrique Limongi: “Olha, prezado Limongi, (...). Tu és um dos melhores, senão o melhor texto que o MP catarinense possui. Vou informar aos leitores que faz mais de dez anos que não nos vemos. Portanto, qualquer ilação ao meu ‘guia-mor’ é um pouco precipitada, porque ainda não fiquei cego; quando chegar a hora eu compro um óculos preto e um cachorrão daqueles... (...)” Arrematando-o, agora, com os mais adequados: “Abraços apartidários”.
      De quem é a culpa por isso e pelo que ainda virá? Do presidente Lula; que já conseguiu fraudar, a olhos vistos, as eleições de 3 de outubro, sob o silêncio covarde dos ministros do TSE e do STF!

Caro Canga,
Gosto do texto e de muitas colocações deste articulista. Mas quero que ele explique o que tão gravemente afirma:
'Do presidente Lula; que já conseguiu fraudar, a olhos vistos, as eleições de 3 de outubro, sob o silêncio covarde dos ministros do TSE e do STF!'
Dario 

Nenhum comentário:

Postar um comentário