sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vallauris, Picasso e Rita Hayworth


Estivemos ontem na pequena cidade de Vallauris acima de Antibes. A Cidade da Cerâmica, tem como uma das suas maiores atrações o museu do seu hóspede mais famoso: Pablo Picasso. Picasso se apaixona pela arte em cerâmica produzida na cidade e se muda para lá em 1948. Começa um período bastante produtivo de sua arte e, além da pintura, produz peças em cerâmica. No ano seguinte, ganhou título de Cidadão Honorário da cidade.

Picasso atrai para Vallauris muitos amigos e grandes nomes das artes e artistas famosos do cinema mundial. O casamento da atriz Rita Hayworth com o príncipe paquistanês Ali Khan, em 1949, coloca a cidade na capa dos principais jornais da Europa e dos Estados Unidos.

Em 1955 Picasso doa ao Estado francês a sua obra A Guerra e a Paz e o castelo da família Massier, onde está a obra, passa a ser o Museu Nacional de Picasso junto ao Museu da Cerâmica.

Em 1889, Clèment Massier havia encantado o mundo com suas cerâmicas com reflexos metálicos na Exposição Universal de Paris. Durante a visita encontrei um grupo de estudantes . Já os havia visto em fila de dois e de mãos dadas cantando pelas ruas de Vallauris. Mais tarde me deparo com todos no museu, sentados no chão assistindo a um vídeo sobre produção de cerâmica. Mas o que mais me impressionou foi a tenção que prestavam e as perguntas que faziam à professora. Todos com 5 para 6 anos.ro anos de idade!

Visitar um lugar como esse, conhecer sua história e sentir as “vibrações” que ficaram por ali de personagens tão interessantes través de suas obras não tem preço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário