quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Rei do Planeta Azul





O Rei do Planeta Azul é o tema do Carnaval que está rolando desde o dia 12, aqui em Nice, o carnaval mais famoso da Riviera Francesa e um dos mais badalados da Europa. Vai até o dia 18 de fevereiro e está na sua 126ª edição.

O Carnaval de Nice é bem diferente do Carnaval no Brasil. Não existem blocos de sujos nem carnaval de bairros. É um grande corso de gigantescos carros alegóricos que segue pela orla, Promenade des Anglais, e termina na Place Massená.

A cada ano é eleito um tema que é seguido por todas as, digamos, escolas. A escolha do tema deste ano, segundo os organizadores "é de interesse internacional, diz respeito a todas as gerações e demonstra a grande preocupação sobre o planeta e o meio ambiente".

Os grandes carros alegóricos abordam os cuidados com a proteção da natureza e de sua conservação e os erros provocados pelas ações humanas. Sempre tratados num tom irônico, engraçado e desconcertante que é o tradicional espírito carnavalesco.

Além dos desfiles tem as famosas Batalha de Flores, com músicas, cores e luzes. À noite é criado um ambiente com animações visuais projetadas em telas gigantes, com explosões de cores e luzes que dão à festa uma dimensão espetacular.

Os desfiles de carros são terça, quarta, sábado e domingo. Durante a semana os desfiles são na parte da tarde, no final de semana à tarde e à noite, o preço nas arquibancadas custa entre 20 e 25 euros. Para assistir o desfile em pé 10 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário