sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Começando a babar

Recebi hoje este auto retrato da Isadora, minha filha, e da Luisa minha primeira neta. Entrando no sétimo mês a minha querida está linda, maravilhosa. Não vejo a hora de estar com ela. A Luisa vai nascer em, para mim, Nice na Riviera Francesa. Quando a Isadora esteve aqui no verão falava:
- Pai, não é Nice é Nizza.
Bem, sempre conheci como Nice mas percebi que quando falava com o meu genro, francês, ele não ligava a pronuncia com a sua cidade. Acabei adotando Nizza sem discutir muito mas achando que a Isadora estava sofisticando.
Errado!
Quando estive em Artigas no Uruguai recentemente contei para um casal de amigos que seria avô e que a Luisa nasceria em Nice. Eles me corrigiram perguntando: Nizza?
Claro, é Nizza, italiano. Não Nice (naice americanizada).
Descobri então que até 1860 Nizza pertencia à Itália.
E sabem vocês, caros leitores, quem nasceu lá?
Giuseppe Garibaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário