quarta-feira, 19 de agosto de 2009

NO CANTA QUIEN TIENE GANAS

Por Janer Cristaldo

Mal o Supremo Tribunal Federal extinguiu uma excrescência jurídica tipicamente nossa, a exigência de diploma para o exercício do jornalismo, um outro diploma surge na república das regulamentações, o de escritor. Mais uma vez, imitamos o que de pior se faz nos Primeiro Mundo. No caso, nos Estados Unidos, onde surgiram os cursos de “creative writing”. Leio na última edição do caderno “Mais!”, da Folha de São Paulo:

“O Brasil vive a emergência de um movimento literário: o dos escritores com diploma de autor. Centros culturais com lotação esgotada e professores particulares com fila de espera caracterizam a vicejante versão brasileira da disciplina "creative writing" das universidades norte-americanas”.

Mais um pouco e teremos os sindicatos de escritores exigindo diploma para o exercício do ofício. Chegamos à paradoxal situação em que você, sem ter escrito livro algum, pode intitular-se escritor, afinal tem diploma para tanto. Um como os tais de ecólogos, que julgam ser suficiente passar por um curso universitário para intitularem-se ecólogos. Ou como os filósofos contemporâneos, que julgam bastar fazer um curso de Filosofia para intitularem-se filósofos. É pretensão desmedida. Leia mais. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário