domingo, 26 de julho de 2009

A "democracia" cubana


De Cláudia Cadelo do blog Octavo Cerco:

Cheguei calma e elegante as seis e quinze ao concerto de Pedro Luis Ferrer no Museu Nacional de Belas Artes em Havana Velha, acompanhada de duas amigas. Uma delas estranhou ver "civis, aparentemente" colocados em posições militares atrás dos uniformizados da segurança do museu...eu não os ví.

Quando estávamos comprando as entradas veio um homem que se apresentou como diretor do teatro e nos pediu sorridente que o acompanhássemos. Já sabia o que era, porém algo dentro de mim dizia que não, que não era possível, senti pena pelas minhas amigas que sem comê-la nem bebê-la olhavam com os olhos grandes o que se chama por aí de "os burocratas da cultura cubana".

O homem nos disse que a instituição se reservava o direito de admissão e que não podíamos entrar por haver participado de uma ação provocadora "contra este" durante a Bienal de Havana. Minhas amigas não tinham ideia do que falava porém lhe pedi que fosse mais específico e disse que nos negava o direito de entrar por haver falado ao microfone do Wilfredo Lam, durante a performance "El susuro de Tatlin" de Tania Bruguera.

Eu lhe disse que havia estado lá porém que era um erro certamente pois muitas pessoas estiveram alí nesse dia, pediu-me um instante e foi "consultar". Uma mulher veio e me perguntou:
-Quem de vocês é a Claudia?
Leia mais. Beba na fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário