sexta-feira, 17 de julho de 2009

AO MELHOR ESTILO BOLIVARIANO

Por Sérgio Rubim

Outro dia escrevi rapidamente sobre o perigo que representa a desmoralização dos poderes. Volto ao assunto por achar que mereça mais atenção.
A começar pelo Supremo Tribunal Federal que, com a execrável figura de Gilmar Mendes, chegou aos mais baixos índices de credibilidade. Há algumtempo já tinha sido a Câmara dos Deputados que acumulou uma série de escândalos, todos impunes, e também colaborou para aquela imagem de "político é tudo ladrão". Agora o senado é a bola da vez, na figura do seu presidente o não menos corrupto e ladrão José Sarney.
Sobra apenas o Executivo que, entre escândalos e roubalheiras, mantém a popularidade do presidente Lula nas alturas, provavelmente turbinada pelo Bolsa-família e outras bolsinhas mais para a mídia e institutos de pesquisas.
Mas o mais interessante desta estória é que o presidente Lula está sempre no centro da polêmica. O chefe do executivo ser chamado para salvar o chefe do Congresso Nacional já é um disparate. Mas foi o que aconteceu e, em todos as crises de poderes, quem dá o pitaco final é o chefe do Executivo.
Nadando de braçadas na popularidade, Lula em suas intervenções escrachadas - com defesas inpensáveis em outros tempos, como essa de Sarney -faz um jogo perigoso. Um jogo com cheiro de golpe branco ao estilo das artimanhas capciosas desenvolvidas nos fornos bolivarianos.

Em Honduras aconteceu a mesma coisa, o "bolivariano" Zelaya atropelou todos os poderes e veio com o papo de plebiscito para manter-se no poder. Como se plebiscito fosse sinônimo de democracia. Artimanhas bolivarianas! Levou um tanque de milico pelos beiços e agora anda chorando as pitangas lá pela Bolívia. Ninho de outros golpistas.

Aqui, o que se pode perceber é que Lula está fazendo um trabalho ardiloso no sentido de ajudar a desmoralizar os poderes constituídos democraticamente. Sem dúvida que os poderes se enterram por si só ao estarem habitados, na sua maioria, de corruptos e bandidos.
Mas a atuação do presidente, presente constantemente na "solução" dos problemas de outros poderes é uma jogada capciosa. É o famoso "tá ruim mas tá bom"!

Este é um momento interessante da vida nacional. Não existem mais valores para nortear a sociedade. Com a corrupção, o nepotismo e principalmente o descrédito nas instituições acabaram-se os valores públicos, acabaram-se todas a referências comuns da sociedade e reina, agora no País, uma sensação de confusão e anestesia sem luz no fim do túnel. Cresce na população a certeza de que "é tudo bandido"!

Na verdade a corrupção cresceu com o enclausuramento do setor público nos partidos políticos e daí para o sectarismo partidocrático. As ações públicas, que deveriam ser em direção da população e de seu bem estar, se reduziram à luta pelo poder e pelo enriquecimento puro e simples. Com a mídia denunciando escândalos diariamente, mostrando que os setores públicos e políticos se reduziram ao clientelismo e a corrupção, tendo o cinismo como base, e aí o presidente Lula se esmera, isso leva a população a uma sensação de descrédito e impotência fazendo-as desinteressar-se pela atividade política.

O campo está preparado para um golpe. Para que surja um salvador da pátria não precisa muito. Como a milicada também está pobre, despreparada e desmoralizada nos resta apenas o Pai Lula para nos salvar do buraco em que nos meteu. Um golpe, sem cara de golpe, ao melhor estilo bolivariano. Carca fora delossauro!!!

Um comentário:

  1. Canga essa é mais verdade, tenho pensado nisso várias vezes!

    ResponderExcluir