sábado, 14 de março de 2009

25 Outubro 2008

A FALÊNCIA DAS IDEOLOGIAS

Olsen Jr.

Tentando explicar sua incompreensão de como tudo estava mudando rapidamente, o humorista norte-americano George Burns disse “Já faz muito tempo, mas ainda me lembro do tempo em que o ar era limpo e o sexo era sujo”.

A frase me chegou assim, abruptamente, enquanto observo o programa político na televisão. A mulher que está no vídeo é bonita, coisa rara em política, abstraindo a Rita Camata, e passaria fácil como uma modelo cooptada para pedir votos num horário gratuito, mais ou menos o que estava assistindo. Ela estava ali representando o PCdoB, que como se sabe, foi uma dissidência do PCB o “Partidão” criado em 1922 e que teve o Luis Carlos Prestes como expoente. Com a queda do muro em Berlim simbolizando a derrocada de um regime político, o partido comunista ficou ridículo até na Rússia, agora imagino o que significa isso, ser uma parte de um todo já liquidado em um país periférico?

Por ideologia entendo um conjunto de idéias, conceitos e comportamentos cultivados por uma coletividade e que têm o propósito de dissimular as mazelas que esta mesma coletividade produziu e quando se diz que há uma oposição a este regime, entenda-se que há um grupo com outro conjunto de idéias pretendendo o mesmo espaço para fazer a mesma coisa de outra maneira.

A filosofia, arte, direito, política, religião, são formas de ideologias porque se manifestam segundo interesses específicos de classes.

Quando éramos crianças as idéias estavam restritas as ocupações imediatas, as brincadeiras que nos absorviam todo o tempo; no ginásio, brigávamos para que as nossas idéias sobre como nos ocupar nas horas vagas triunfassem; na universidade estávamos dispostos a morrer para que as idéias que tínhamos herdado dos autores que líamos fossem adotadas, lembrei do jornalista H. L. Mencken “Morrer por uma idéia é um gesto inegavelmente nobre. E seria mais nobre ainda se pelo menos as pessoas morressem por idéias verdadeiras”.

Antes, quando havia partidos fortes no Brasil, eles eram fortes e respeitados porque defendiam idéias e cada um deles possuía os métodos para executá-las, era o que divulgavam nas campanhas políticas tentando popularizá-los (o partido e as idéias que advogavam). Operavam-se acordos, faziam-se coalizões, emprestavam-se apoios, mas todas as concessões tinham limites, as agremiações envolvidas não perdiam suas identidades de origem e quando aqueles que triunfassem num pleito se afastavam do que fora combinado, as alianças se rompiam, as coligações eram desfeitas e se partia para outra com energia redobrada.

Agora, perderam-se os escrúpulos. Os indivíduos se filiam a qualquer partido ou agremiação ou um grupo de seres, agregados, sócios de uma sigla, e nesse sentido tanto faz, se essa ou aquela, tudo é uma questão de oferta e procura com disponibilidade de recursos e promessas de lucros futuros, um balcão de negócios.

Como se reporta o escritor inglês George Orwell em seu livro “A revolução dos bichos”, no final, os animais triunfam sobre os homens e conquistam a fazenda e depois se reúnem para um jogo de baralho. Todos estão trapaceando, e quando a fraude se torna conhecida com dois jogadores expondo a mesma carta já não se sabia quem era homem ou quem era animal. Certamente, a convivência entre o cordeiro de uma ditadura enfrentando sempre o lobo de uma nova democracia.

É isso, mais ou menos o que acontece, estamos condenados a votar sempre no menos pior porque no fundo, ou só na superfície, não há nada que diferencie os candidatos, a não ser, claro, a pílula da nossa ilusão, edulcorada pela ambição desmedida de quem pretende torná-la necessária, o que não quer dizer muito, como sabemos porque poderemos dourá-la ou não a nosso bel prazer!

(Texto publicado originalmente no suplemento cultural “Anexo”, página 03, do jornal “A Notícia”, de Joinville (SC) no dia 24/10/08).

Filha de Elbrick apoia Gabeira

RIO - Com o título "Marxista radical se candidata à prefeitura do Rio", a agência de notícias americana Associated Press (AP), uma das maiores do mundo, distribuiu nesta sexta-feira reportagem sobre Fernando Gabeira (PV), contando que "o marxista radical que seqüestrou o embaixador americano em protesto contra a ditadura", em 1969, conta hoje com o apoio da filha do diplomata na sua campanha para a prefeitura do Rio. Beba na fonte.


Após ser libertado, Charles Burke
dá entrevista no centro do Rio de Janeiro

A alegria da minha mãe

Nada melhor, em um dia chuvoso, plumbeo como este sábado, do que receber um telefonema da mamãe. Pois não é que a Dna. Noé, minha mãe, resolveu me telefonar lá de Quaraí, fronteira com o Uruguay, para dividir a sua alegria comigo.

- Sérgio Antonio tu não imaginas, consegui renovar a minha carteira de motorista.

A voz radiante de felicidade chegava quase ao infantil. Na primeira vez que fez carteira de motorista estava com 64 anos. Tirou 9 e não aceitou a nota:

- Me preparei para tirar 10. Quero discutir a questão!

Foi um rolo. Mas não reconsideraram a questão e mantiveram a nota. Pois ela fez a prova novamente e tirou 10. Ela é assim! Até hoje!

Bem, me contou que estava feliz em ter renovado a carteira e estava louca para sair com o carro. Um Clio 1.6, pois segundo ela carro 1.0 não puxa.

- Tu aperta o acelerador e parece que ele pensa antes de desenvolver velocidade. Não dá!

Só que tinha um problema, a carteira é feita em Santana do Livramento e só chega daqui a uma semana. Bah! Ficar um final de semana sem passear com as amigas é um castigo. Aí ela me contou que achou a solução. Mandou a Clori, sua secretária, falar com os PMs do trânsito, dizer que já tinha sido aprovada em todos os exames mas a carteira demoraria uma semana. E se haveria algum problema de ela passear com o carro nestes dias.

A resposta foi surpreendente: - Dona Noé, a Sra. pode sair como o carro que ninguém vai lhe parar para pedir documentos.

O que mais me impressiona numa situação destas é a capacidade fantástica que uma pessoa de 87 (oitenta e sete) anos tem de resolver seus problemas.

Belo sábado de chuva!

Novo grampo revela com agem os nosso políticos

Acabou de aterrizar no cangablog mais um grampo da PF. Uma conversinha entre o vereador Juarez Silveira e o prefeito Dário Berger. É de chorar...de rir! Falam dos empresários Marcondes e Péricles Druck, do Marcílio e do Amashta, da eleição para a presidência da casa e até uma ameaça ao governador que o Dário faz tipo se ele fizer tal coisa apoio o Amin. Saio como vice do Amin. Mas tem muito mais coisas interessantes. Dá para entender como ele "planejam" a atuação política em função dos seus interesses e de empresários. Sente, pegue uma bebidinha e aproveite.


Processo contra Dário. Mais um.

COLIGAÇÃO “AMO FLORIANÓPOLIS”, formada pelos partidos PP e PTB, devidamente registrada nesta Zona Eleitoral, por seu Representante Legal e advogado infra-firmado, com procuração arquivada em Cartório (Doc. 01), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento na Lei Complementar nº 64/90, art. 22, c/c os artigos 73 e 74, da Lei nº 9.504/97 de 30 de setembro de 1997, ajuizar a presente

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL, POR ABUSO DO PODER ECONÔMICO, POR ABUSO DO PODER DE AUTORIDADE e USO INDEVIDO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO,

em desfavor de DÁRIO ELIAS BERGER, brasileiro, casado, Prefeito Municipal de Florianópolis e candidato à reeleição pela Coligação “O Trabalho Continua” (PMDB/PR/PRB/PSC/PRTB/ PHS/PRP), e contra JOÃO BATISTA NUNES, brasileiro, casado, vereador, candidato a Vice-Prefeito pela mesma coligação, que poderão ser citados no endereço constante do seu registro, devidamente protocolado nesse Cartório Eleitoral, pelos fatos e fundamentos que pede vênia para expor e ao final requerer:

Leia o processo completo clicando aqui!

ANJ condena censura ao jornal Impacto

O mesmo juiz das duas vezes anteriores determinou, novamente, a apreensão do Jornal Impacto, de Florianópolis. A ANJ publicou nota à imprensa condenando mais esta tentativa de censura

NOTA À IMPRENSA
A Associação Nacional de Jornais, mais uma vez, condena a censura exercida pelo juiz Luiz Henrique Martins Portelinha, da 101º Zona Eleitoral de Santa Catarina, contra o "Jornal Impacto", de Florianópolis. No período de três meses, esta é a terceira iniciativa de censura ao jornal feita pelo juiz, em função de matérias relacionadas ao prefeito Dário Berger, candidato a reeleição. Foi ordenada a apreensão do jornal e a retirada de página na internet.
A Constituição brasileira é definitiva no impedimento à censura, não importando o teor das informações veiculadas. Quem se sentir ofendido ou caluniado por matéria jornalística tem o direito de buscar reparação na legislação de danos morais e de pedir direito de resposta.
Além disso, causa muita estranheza que o oficial de justiça que foi ao jornal comunicar a decisão judicial estivesse acompanhado por uma policial militar que integra a segurança do prefeito Dário Berger, numa clara atitude de intimidação.
A ANJ chama a atenção para o grave precedente, de forma repetida, da censura praticada pela Justiça Eleitoral no Brasil. A sociedade brasileira não pode tolerar práticas inconstitucionais sob o argumento de evitar abusos. Toda inconstitucionalidade, ainda mais praticada pelo Poder Judiciário, é uma porta aberta para novos desrespeitos à lei. Nesses casos, o mais grave é que são iniciativas de caráter autoritário e antidemocrático.
Brasília 24 de outubro de 2008


Júlio César Mesquita
Vice-Presidente da ANJ
Responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão



--
Filippe Beltrão - 048 3246-0435

24 Outubro 2008

O soldado Sílvio


"O personagem na foto é o Soldado da Polícia Militar Sílvio Odair dos Santos. Cedido à Câmara de Vereadores de Florianópolis é visto com freqüência dirigindo o carro do prefeito Dário Berger. E ficou conhecido dos catarinenses quando participou do “debate” que a Câmara de Vereadores promoveu com os candidatos a governador". Leia matéria completa no blog do Cesar. Beba na fonte.

BOMBA!!!! Novo grampo denuncia quem são nossos políticos!

Acabou de aterrizar no cangablog mais um grampo da PF. Uma conversinha entre o vereador Juarez Silveira e o prefeito Dário Berger. É de chorar...de rir! Falam dos empresários Marcondes e Péricles Druck, do Marcílio e do Amashta, da eleição para a presidência da casa e até uma ameaça ao governador que o Dário faz tipo se ele fizer tal coisa apoio o Amin. Saio como vice do Amin. Mas tem muito mais coisas interessantes. Dá para entender como ele "planejam" a atuação política em função dos seus interesses e de empresários. Sente, pegue uma bebidinha e aproveite.

Dário manda censurar e ameça jornal Impacto

O juiz Luiz Henrique Martins Portelinha, juiz Eleitoral da 101ª Zona Eleitoral, mandou, mais uma vez, a imprensa ficar calada quanto às críticas ao candidato Dário Berger. Parece que se tornou uma prática comum a censura à imprensa em Florianópolis. O oficial de justiça do TRE compareceu à sede do Jornal Impacto, em São José, munido da decisão do juiz e se fez acompanhar, estranhamente, pelo segurança do prefeito Dário Berger, o policial militar Silvio Odair de Souza não fardado.

Parece que a ação não era apenas de apreensão dos jornais como manda a decisão judicial. Mas uma clara demonstração de intimidação vergonhosa, covarde, ilegal e descabida. Uma demonstração de que tem gente que quer ganhar o poder de qualquer forma e, para isto, não vai medir esforços. Inclusive usando de todos os seus poderes e artifícios. Assim, para nós, já fica claro que se algum atentado criminoso acontecer contra sede do Jornal Impacto ou contra um de seus membros, administradores, funcionários e jornalistas, já teremos uma clara demonstração de quem é o responsável.

Mas, as ameaças explícitas que provavelmente se seguirão não vão nos calar. Elas nos darão mais força para lutarmos contra as pessoas que enojam e se locupletam na nossa cidade. Assim como já fizeram na nossa São José. Estas pessoas que se acham acima do bem e do mal enojam a política da nossa terra. Nossas matérias têm incomodado muita gente que se diz acima de qualquer suspeita, mas, pelo visto, é apenas gente baixa, pequena, miúda. E esta ameaça explícita do prefeito Dário Berger será respondida na justiça e com a nossa principal arma – a verdade. A mesma verdade que ele quer calar. Ele, que já responde a 56 processos em vários fóruns, vai receber mais um.

LHS dá golpe na PM

A matéria abaixo está no blog do Damião. É sobre a greve da PM. Será que a PM vai fazer o que fez a justiça proibindo o livro-bomba antes das eleições. O TSE deixando o julgamento do LHS para depois das eleições? Provavelmente a PM vota com Luiz Henrique domingo e depois entra em greve. Enganados, tripudiados e de cabeça baixa. Foram avisados da rasteira pelo Ponticelli. Acreditaram no homem do Dops. Deu no que deu!

"Em entrevista há pouco ao Jornal da Noite (Guarujá), o deputado Sargento Soares (Amauri Soares) anunciou que os praças da Polícia Militar estão mobilizados para uma grande paralisação. Eles querem o cumprimento da Lei 254, que garante o reenquadramento salarial dos policiais catarinenses. O parlamentar afirmou que a falta de atenção do governo às reivindicações dos servidores da segurança pública pode provocar uma situação inédita, com greve geral num período crítico, as festas de fim de ano e a temporada de veraneio". Beba na fonte.

Justiça proíbe livro bomba mais uma vez


Mais uma vez, com a ajuda da justiça, os "poderosos" jogam a sujeira do governo para baixo do tapete. O livro-bomba A Descentralização no Banco dos Réus foi proibido de novo. Desta vez o pedido partiu do laranja oficial de Luiz Henrique, o empresário blumenauense Armando Hess de Souza. Enquanto o editor Nelson Rolim (Insular) não consegue colocar nas mãos dos catarinenses esta obra que faz parte da história negra de Santa Catarina você pode ler o livro- bomba clicando aqui. Bom proveito!

Pesquisas? muito cuidado nesta hora!

Cuidado com as pesquisas. Esta é a hora em que os institutos de pesquisas fazem valer a grana que ganham. Confiando na pouca memória popular, neste momento final de campanha exibem número que na maioria das vezes são atropelados pela realidade dois dias depois. Ontem a Ric-Record divulgou os números da pesquisa da Brasmarket que deveriam ter saído na noite anterior. Não explicou nada sobre o sumiço da pesquisa no dia anunciado e ainda veio com números estapafúrdios se comparados com o Ibope e pesquisas internas dos partidos. Mas a Brasmarket todos sabem, não tem credibilidade alguma. É processada nacionalmente por fraude, maquiagem de números e tentativa de venda de resultados. Já a RBS anuncia o seu RBS/Ibope. Se na última pesquisa o Ibope anunciou queda de 6 pontos de Dário Berger, a massa na rua comenta que ele caiu mais que isso. Com o Ibope temos que tomar mais cuidado ainda. A brasmarket todos já sabem que não tem credibilidade, não a levam muito em consideração. Já o Ibope ainda engana muita gente no sentido de ser um instituto "sério". Lembrem do que o Ibope fez na eleição passada. Todos os números errados e bem longe da realidade. A pesquisa RBS/Ibope favoreceu certos candidatos. Acho que pesquisas deveriam ser proibidas às vésperas da eleição. Elas, na verdade, não passam de material de marketing para este ou aquele candidato e influenciam em muito no resultado da eleição.

23 Outubro 2008

Limpando o salão

Ricardo Wegrzynovski (Brasília)

O senador do PMDB, Casildo Maldaner, que representa Santa Catarina em Brasília, se dedicou a limpar o salão para devolver o cargo ao titular Raimundo Colombo (DEM). A foto registra o senador caprichando no visual nos últimos dias no Senado Federal. Usando um lindo terno azul-marinho, Maldaner sempre elegante representou o Estado, que é líder na criação de suínos, frangos e outros. Maldaner entrega o cargo no próximo dia 25. Interessante é que no site do senado, consta que Raimundo Colombo se afastou para licença-saúde. É a história oficial, está no site. Porém, nós cá embaixo, sabemos que o senador Colombo tem boa saúde, tanto que trabalhou firme nas eleições. Casildo Maldaner, para quem não conhece, está em primeiro plano na foto. O outro, no telefone, é Neuto de Conto, do mesmo partido e Estado. O registro foi durante importante sessão no Senado Federal.

Insular lança livro proibido na sexta-feira

Será amanhã, sexta-feira, dia 24, o lançamento do livro A Descentralização no Banco dos Réus. Finalmente foi liberado pela justiça, o livro que narra falcatruas do governo Luiz Henrique com a revista Metrópole. Depois de uma luta na justiça a Editora Insular finalmente conseguiu publicar o livro que registra um dos casos mais escabrosos da política catarinense. O lançamento será na livraria Livros & Livros, Jerônimo Coelho, 215, a partir das 18 h.

A pesquisa da Brasmarket sumiu!

Desde o primeiro turno que estou falando sobre as picaretagens de institutos de pesquisas em período eleitoral. Os cara negociam margem de erro pra cima e pra baixo. Vendem pesquisas, maquiam números etc. Agora tem um fato estranho envolvendo uma pesquisa da Brasmarket. Esse instituto tem rolo e processos Brasil a fora por burlar pesquisas eleitorais. Não sei como ainda se cria em Florianópolis. A Ric-Record montou todo o seu jornal da noite de ontem em cima de uma pesquisa da Brasmarket. Chegou a hora e a pesquisa não saiu. Deu chabú! Parece que a pesquisa estava registrada com data errada. Só que tem gente dizendo que a pesquisa estava com números muito errados, tipo despedida de mangueira.

Jornal Impacto faz carnaval com gravações de Dário

Na viagem do Prefeito Dário Berger a Porto Alegre para encontro com o pessoal da Habitasul, o organizador da viagem Ver. Juarez Silveira pede ao pessoal da empresa que providencie “meninas” para uma visitinha ao hotel. Tudo está na gravação da Policia Federal que fundamenta o processo da Moeda Verde. O Prefeito Dário Berger continua sob investigação do Ministério Público Federal na Operação Moeda Verde. Como tem foro privilegiado o processo tá parado no Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre. Dário é investigado por supostamente usar do cargo de prefeito para beneficiar interesses privados no processo de aprovação da Lei da Hotelaria, que favorece somente os grandes hoteleiros. Beba na fonte.


Picaretagem na Bacia do Itacorubi

Comunidade não é autora do projeto de lei do defeso do Itacorubi
Esperidião Amin compareceu a apresentação de idéias para a comunidade da Bacia do Itacorubi, ocorrido no Conselho Comunitário da Bacia do Itacorubi, na noite de terça, 21. O candidato explicou aos presentes porque é contra o projeto de lei da moratória da construção civil na Bacia do Itacorubi. O candidato Dário Berger também esteve no local.
Combinado
Os organizadores já tinham promovido encontros semelhantes durante o primeiro turno da eleição à Prefeitura de Florianópolis, mas apenas com os candidatos Dário Berger e César Souza Júnior. Esperidião Amin não foi convidado. Da mesma forma, não foi convidado a comparecer ao Conselho desta vez. Mas, tendo sido informado do evento, tomou a iniciativa de procurar os organizadores. Dário Berger falou de 20h até 21h e se retirou. Amin falou a partir de 21h. Em entrevista ao telejornal RBS Notícias, Esperidião Amin sustentara que o projeto de lei da moratória da Bacia do Itacorubi “é picaretagem”. No debate entre candidatos promovido pela TV RIC Record no último domingo, 22, o candidato do PMDB afirmou que Amin deveria pedir desculpas à comunidade da Bacia do Itacorubi pela ofensa, já que a lei teria sido elaborada pela própria. Amin duvidou que o parágrafo primeiro do artigo primeiro do projeto de lei tivesse sido sugerido pela comunidade.
Cavalo de Tróia
O Conselho Comunitário do Córrego Grande estava lotado. A maioria da platéia usava adesivos do 15 nas camisas. Bandeiras da candidatura da Situação agitavam a rua João Pio Duarte. Amin comentou o conteúdo de gravações obtidas pela Polícia Federal no episódio da Moeda Verde, cuja transcrição entregou aos membros do Conselho. E destacou o parágrafo do projeto de lei que abre exceções à moratória conforme o critério do Prefeito: “O que nós temos aqui é o ovo da serpente de uma nova Moeda Verde”. O candidato da Mudança perguntou aos conselheiros se tinham sido os responsáveis pela redação da letra. A resposta foi negativa.

“Esta lei não é séria”
Esperidião Amin ainda falou sobre o projeto de lei encaminhado pela Prefeita Angela Amin à Câmara dos Vereadores que adequava o Município às diretrizes do Estatuto das Cidades e instituía estudos de impacto de vizinhança para aprovação de novas construções. Aprovado em primeiro turno, o projeto foi arquivado por iniciativa de Dário Berger, em 2006. O candidato da Coligação Amo Florianópolis também questionou a exceção aberta especificamente para a área onde está a Penitenciária Estadual. O Governo do Estado pretende vender o terreno para construção de prédios residenciais e de um centro comercial, embora a lei da moratória parta do princípio de que a região não comporta mais novas construções.

A entrevista do Dário

"Ouvi a entrevista do candidato Dário Berger na CBN, agora às 10h. Chamou-me a atenção o fato dele ter dispendido boa parte do tempo acusando Amin de mentiroso (“é mentira sobre mentira”) e pretender nos convencer que ele não ataca ninguém. “Fui muito agredido, muito injustiçado”, disse, entre um e outro cacete genérico tipo “ele mente muito”. Claro que usou o conteúdo da nota emitida pelo Jorge Bornhausen, mas não citou o nome dele, mesmo provocado pelo entrevistador. Parece que não queria “fazer intriga”. Só que a nota é pública e foi usada (em parte) até no programa eleitoral dele mesmo". Leia comentário completo no blog do Cesar. Beba na fonte.

Maioria da imprensa americana apóia Obama

"A disputa entre Barack Obama e John McCain pode estar acirrada em alguns estados. Mas se for levado em conta apenas o apoio dos jornais, os Estados Unidos têm um franco favorito para as eleições do dia 4 de novembro. Segundo o site Editor&Publisher, que cobre a indústria de jornais americana, 124 diários anunciaram seu apoio ao democrata, contra 46 ao republicano — numa margem de quase 3 para 1 e que inclui publicações com grandes tiragens". Leia matéria completa no blog do Noblat. Beba na fonte.

O cabo eleitoral do Amin


Não, não é nada do que vocês estão pensando. Eles não uniram forças para cumprir tudo que estão prometendo fazer se eleitos. Continuam adversários. A foto é da época que Dario votava em Amin. No último debate Esperidião Amin afirmou que Dário sempre foi seu eleitor até perder a eleição para governador. Dário negou. Agora a assessoria de Amin distribuiu a foto que prova o que Amin disse.

22 Outubro 2008

Vencer a qualquer preço

O candidato Fernando Gabeira (PV), líder nas pesquisas para prefeito do Rio de Janeiro, está enfrentando uma barra pesada de seu oponente Eduardo Paes (PMDB). A justiça eleitoral já apreendeu vários panfletos apócrifos, em comitês de Paes, acusando Gabeira de viado a drogado. As filhas de Gabeira, jovens na faixa dos 20 anos, estão trancadas em casa pois foram ameçadas de morte. Ontem um carro da campanha de Gabeira foi apedrejado na oeste do Rio incitado por um cabo eleitoral de Paes. Gabeira luta contra o poder econômico e político do Rio. Já se comenta que luta contra o poder estadual, federal e, agora com o apoio do Bispo Crivella, universal.

Detefon no Mosquito

Pronto. Aconteceu! Recebo a informação logo cedo de que o Mosquito foi ameçado de morte. Tem gente mobilizada para registrar um boletim de ocorrência e dar segurança ao "inseto". Tudo por causa da linguagem radical usada em seu blog Tijoladas do Mosquito. As ofensas pessoais que dirige a pessoas e políticos da cidade não ficariam, sem dúvida, sem resposta. Mas tem comentários de que pode ser um golpe de publicidade do Mosquito e com isso aumentar a audiência de seu blog. Já comentei com o próprio Mosquito que se fosse em outro lugar chegava de manhã e morria ao meio-dia. De qualquer forma o Mosquito não deve ficar muito impressionado. Já recebi muitas ameças de morte no tempo do jornal Afinal. Nada aconteceu. Aqui só tem gente boa e muito portão de lata: puro barulho.

O Carona: novo hebdomadário na praça

Tem jornal novo na praça. Foi lançado esta semana o número 1 do jornal O Carona. Editado pelo jornalista Marcelo Passamai, o semanário será distribuido gratuitamente nos terminais urbanos da Grande Florianópolis. Segundo Marcelo o jornal quer tornar a sua viagem de ônibus mais produtiva com informações sobre mercado de trabalho, terceiro setor e mostrar a vida de motoristas e cobradores. Se propõe alegre e propositivo. Um excelente companheiro de viagem. Bem-vindo!

Thomas Holbrook: As campanhas são importantes?

Alguns pensamentos selecionados do livro e que podem servir para projetar esse final de campanha a prefeito nas capitais!

1. Como o valor da informação diminui com o aumento do volume de informações, os eventos que acontecem no início do período de campanha têm um potencial maior de influenciar os eleitores do que os eventos que ocorrem na parte final. "Lei" do rendimento decrescente das informações.
2. A opinião básica sobre os candidatos não vai mudar na fase final.
3. Os partidos na campanha não são fonte de informação. A campanha é centrada no candidato.
4. O eleitor conservador é mais constante que o de esquerda.
5. Os últimos a decidir (indecisos) não tendem a votar no candidato do governo.
6. Regra básica: nunca pise em sua própria história.
7. Debate só tem importância em disputa muito acirrada.
8. Expectativa de quem vai ganhar pode influenciar indecisos na reta final.

Do ex-blog do Cesar Maia

21 Outubro 2008

Tô nem ai



Ricardo Wegrzynovsk de Brasília

A crise financeira parece não chamar muito a atenção dos deputados. Ontem (21), enquanto o ministro da fazenda, Guido Mantega; e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, estiveram em sessão da Comissão Geral da Câmara dos Deputados. Enquanto isso, nas cadeiras, parlamentares aproveitavam para colocar a conversa em dia. Alguns, talvez mais cultos, como o catarinense Fernando Coruja (PPS), aproveitou para colocar a leitura em dia. Enquanto Mantega e Meirelles discutiam a crise internacional, Coruja leu parte do livro “A outra margem do ocidente”. O livro é o segundo volume resultado de conferências sobre as sociedades indígenas, promovidas pela Funarte. Entre índios e economistas, o deputado Coruja ficou com os primeiros. Devia estar questionando se a crise vai atingir as tribos do país.

A baixaria do Morastoni

Esse grampo telefônico entre o prefeito derrotado de Itajaí Volnei Morastoni e seu assessor Normélio Weber mostra bem o nível dos amiguinhos de Luiz Henrique da Silveira. A conversa é estarrecedora, baixo nível. O grampo foi feito pela PF durante a Operação Influenza quando (mais uma vez) vários amigos do governador foram enjaulados pela polícia. Ouça e sinta o nível dos dirigentes políticos que tem o apoio de LHS. O governador tão "intelectualizado", se junta com cada caco...

Dário e a Operação Moeda Verde

Policlínica sem esparadrapo

Da leitoraMárcia:
"O governador Luiz Henrique inaugurou na noite de segunda-feira (20) a nova Policl�nica do Continente, no bairro do Estreito.
estavam o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianápolis, Valter José Gallina, o prefeito de Florianópolis em exercício, Rubens Bita Pereira e o secretário municipal da Saúde, João José Cânndido da Silva, além do deputado estadual Renato Hinnig
Só para lembrar aos leitores que antes de ir se consultar na Políclinica do Estreito, passem na fármacia e comprem esparadrapo pois não tem, aproveitem levem algodão e um rolo de papel higiêncio por precuação.
Se for consulta simples corra até sexta, procure ser atendido até sábado. Na segunda após as eleições volta tudo como antes. Afinal os contratados depois das eleições rodam.
Não fique doente após as eleições ou fique aguardando mais dois anos para ficar doente, senão: Se vira meu(minha) amigo(a), vai pra igreja e reza..... oremus.....".
Márcia Cristina

Raposices da política

Comentários nos meios políticos da capital é que se Jorge Bornhausen queria desacreditar a campanha de Esperidião Amin como tocador de obras o tiro saiu pela culatra. Na nota o kaiser chama para si a autoria das obras no período em que foi governador indicado pelos militares. Mas deixa claro, também, que o seu secretário de obras era Esperidião Amin. O nome de Amin está em todas as placas que identificam as obras. Como raposa velha sempre esconde o rabo não se sabe se fazendo o gesto "a favor" de Dário, o Dr. Jorge estivesse no fundo beneficiando concientemente Amin. Como político hábil e inteligente que é não acredito que tenha feito sem querer. Acho que tudo faz parte de um plano.engraçado que em todas as plcas Coisas da política.

Milicos no Congresso

Dá até gosto de ver os milicos bem comportado, agindo dentro da lei e louvando a Constituição. Com sapatos lustrados e queles trajes de gala. Numa das últimas vezes que estiveram no Congresso Nacional vieram de cuturnos embarrados e para fechá-lo. Vai o registo aí do correspondente do cangablog em Brasília:

Ricardo Wegrzynovski
No mês em que se comemoram os 20 anos da Constituição, e ao mesmo tempo da liberdade da ditadura militar, o Congresso Nacional realizou na sessão de hoje (21), uma solenidade em “comemoração ao dia nacional da força aérea brasileira e do aviador”. Repleta de fardados, a sessão foi presidida em parte pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN); e em outra pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Os militares falaram e ouviram discursos. A maioria deles sobre o sucateamento das forças armadas. O plenário repleto de militares, inclusive as galerias, “trouxe também amargas lembranças da ditadura”, relembraram nos corredores alguns veteranos do Congresso.

20 Outubro 2008

Policlinicas

Esta recebi agora:

Estas são quentinhas.

Atenção, a Policlínica do estreito inaugura hoje ás 20 horas e nem esparadrapo tem.
A policlínica do sul da ilha tem radiologistas para atender.
Só faltam os equipamentos de radiologia.
Eleições 2008 - Florianópolis
Márcia Cristina

Dário e Juarez Silveira falam de falcatruas. Escute agora a conversa dos dois gravadas durante a Operação Moeda Verde




Ouça aqui a conversa do vereador Juarez Silveira com o prefeito Dário Berger. Falam sobre Plano Diretor para Florianópolis e como o vereador conseguiu dar a volta em seus colegas da Câmara de Vereadores para evitar projetos de zoneamento que impeçam a realização de obras de interesse da quadrilha encraravada dentro da prefeitura e da Câmara de Florianópolis. As gravações fazem parte de escutas telefônicas gravadas pela Polícia Federal durante a Operação Moeda Verde que colocou na cadeia vários colaboradores do prefeito, vereadores e indiciou Dário Berger por vários crimes ambientais e formação de quadrilha. Ouça na fonte.

19 Outubro 2008

O Freitinhas

- Carlos de Freitas?

- Foi atrás de uma reportagem sensacional!

Estava tirando um cochilo dominical quando a Mariana, filha do jornalista Edson Rosa, ligou para avisar: o pai havia ido a Blumenau com um casal de jornalistas visitar o velho de guerra e se deparou com o velório. Cena chocante deve ter sido, ainda mais para o Edson, que teve no “seo” Freitas o mestre dos primeiros passos no jornalismo, ainda nos anos 1970, no jornal A Gazeta. Avisei o Carlos Damião. E estou enviando para o blog do Canga, o “vulgo” Sérgio Rubim de tantas lutas, algumas informações com base numa matéria do Joel Gehlen (A Notícia, 21.12.1996) e no suplemento literário do Jornal Cultura em Movimento Blumenauaçu (nº 19, 2004).

Nasceu em Rosário do Sul-RS, no dia 16 de julho de 1921. Começou a escrever cedo, no jornalzinho dos alunos do Instituto Ginasial de Passo Fundo-RS. Já era casado, tinha uma filha, e ganhava pouco como redator de publicidade, quando resolveu viajar pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, até chegar ao Rio de Janeiro. Corria o ano de 1947, quando retornou e se fixou na capital paulista por 22 anos – Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), Folha da Tarde e Folha da Noite. Como repórter pode conhecer o Brasil. Atuou em diversos outros veículos, inclusive em televisão e rádio.

Chegou a Santa Catarina em 1972, contratado pelo jornal A Cidade, de Blumenau, em off-set. Poucos anos depois encontrei o “seo” Freitas na redação do jornal A Gazeta, onde estavam Edson Rosa, João Carlos Mendonça dos Santos e Itaeli (Ita) Pereira, entre outros. Trabalhei algum tempo com ele. Depois fui reencontrá-lo na direção do jornal Extra, em Joinville, um diário mantido pelo PMDB e produzido no sistema antigo: composição dos textos em linotipo, montagem das páginas e títulos em ramas, impressora plana, além de clichês para as fotos.

Poeta, repórter até a medula, era calmo e paciente. Pitava cigarrilhas, soltava a fumaça e olhava atentamente. Estava pensando, refletindo. Escrevia com uma clareza surpreendente. Uma simplicidade de mestre do ofício. Joel Gehlen assim o descreveu ao entrevistá-lo em Blumenau, na redação do jornal A Hora Ilustrada. Estava com 76 anos de idade. “Baixo, magro, cabelos grisalhos, um bigode cultivado, em manga de camisa, a blusa azul atirada sobre os ombros. Comedido. Às vezes, cismado nas atitudes. De falas poucas, típico das pessoas que já não se apoquentam em mostrar-se sociabilis”.

Começou na poesia em São Paulo, em 1968.

Cantava:

“Não te inquietes

se um dia eu não voltar

destas longas viagens.

Quando um companheiro entregar

meu caderno de notas,

põe novamente na estante

o livro que deixei sobre a mesa.

No dia seguinte

arruma a menina para a escola

como se nada tivesse acontecido

e diz aos garotos de nossa rua

que fui para um lugar desconhecido

fazer uma reportagem sensacional”.

Deus te tenha meu amigo. E que continues a produzir lá no céu mais do que textos. Continues a produzir o sentido da ética no exercício da profissão. E não nos deixe sem os teus poemas.

Abraços

Celso Martins

Sambaqui, 19 de outubro de 2008.

Morre o poeta e jornalista Carlos Freitas



Acabo de saber da notícia pelo meu amigo jornalista e historiador Celso Martins. Trabalhei com o Freitinha no Santa em Blumenau no ano de 88. Grande figura humana. Inteligente, delicado...um sábio.

Caro Canga
O jornalista e poeta Carlos de Freitras faleceu esse fim de semana em Blumenau, cidade que escolheu para viver seus últimos dias. Estava com cerca de 88 anos de idade e vivia em um asilo, onde - claro - editava um jornal. O Édson Rosa foi a Blumenau hoje de manhã com um casal de jornalistas fazer uma visita surpresa a ele e encontrou o velório. Consegui umas fotos do "seo Freitas" numa edição do jornal A Notícia de 21 de dezembro de 1996, feitas pelo fotógrafo Carlos Alberto da Silva para uma matéria do jornalista Joel Gehlen ("De poeta e de jornalista - As lições da pérola dos dias"). Vou atrás de mais informações e já te encaminho. São 17h40. Abraços. Celso Martins.

Vereador agenda visita e reserva hotel para encontro de Dário Berger com Péricles Druck, dono da Habitasul, em Porto Alegre

Os personagens citados nas gravações a seguir foram todos indiciados na Operação Moeda Verde, prefeito avec. Aquela que prendeu uma quadrilha que mercadejava Florianópolis vendendo licenças ambientais para obras que agrediam o meio ambiente. Nesta linda gravação ouviremos o vereador Juarez Silveira, então líder do prefeito na Câmara, planejando o encontro do prefeito Dário com o dono do Jurerê Internacional (Habitasul) Péricles Druck. O que chama a atenção são os detalhes e o esforço do vereador em unir estas duas pessoas, prefeito e empresário, para que comunguem os mesmos objetivos e intere$$es. O início da Operação Moeda Verde foi a contrução ilegal do prédio Il Campanaro, no Jurerê Internacional. Clique aqui e delicie-se!

Diálogo entre Joares Silveira com o prefeito Dário Berger. Falam sobre Florianópolis e sobre os vereadores. Trama, tramóias e interesses particulares

Você vai ouvir agora um diálogo, por telefone, entre o vereador Joares Silveira e o prefeito Dário Berger. Falam sobre a cidade. O diálogo é extremamente esclarecedor no sentido que mostra bem como são e como agem os nossos políticos, vereadores e prefeito. Como encaram os problemas de Florianópolis e como defendem os seus interesses e de "amigos" contra os interesses da cidade. As gravações foram feitas durante a Operação Moeda Verde. Espere 13 segundo para iniciar o show. Clique aqui e confira.

Senador processa Deus



Pois não é que o senador norte-americano Ernie Chambers resolveu meter um processo contra
Deus? sim, contra o Todo-Poderoso! Segundo Chambers, "Deus gera medo e é responsável por milhões de mortes e destruição pelo mundo, além de provocar furacões, enchentes e terríveis tornados". O senador acabou se dando mal por ter instruido mal o processo. O juiz Marlon Polk, da corte distrital de Douglas, um ano depois do processo rolar, afirmou que a justiça estava impossibilitada de citar o réu pois o senador, em seu processo, não informou o endereço de Deus. A justiça de Nebraska decidiu arquivar o processo. O senador ainda argumentou que resolveu abrir o processo em Douglas porque "Deus está em todo o lugar". Escapou de boa, o Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário