terça-feira, 15 de agosto de 2017

Livro registra reconstrução das fortalezas da Ilha de SC

   Os esforços para a preservação e restauro das fortalezas da Ilha de Santa Catarina, encabeçados pelo empresário Armando Gonzaga, são relatados em livro a ser lançado nesta terça-feira (15.8), às 18h30, no Centro Integrado de Cultura.

   Em 151 páginas ficamos sabendo como foram conservados os fortes e fortalezas de Santana e Santa Bárbara (Centro), Santa Cruz (ilha de Anhatomirim), Santo Antônio (ilha de Ratones Grande) e São José da Ponta Grossa, além da tentativa de recuperar a de Nossa Senhora da Conceição (ilha de Araçatuba).

   A obra se concentra no período inicial do restauro, executado por profissionais de renome como Luis Saia, Cyro Corrêa Lyra, José La Pastina Filho e Dalmo Vieira Filho, todos do Iphan, com o respaldo decisivo de Armando Gonzaga. Posteriormente estas edificações foram assumidas pela UFSC, que as mantém até hoje.

   Além de contar com os depoimentos de Gonzaga, La Pastina, Dalmo e Cyro, entre outras fontes, o livro conta com dezenas de fotografias (cerca de 90% inéditas), antigas e atuais, além de outras imagens (desenhos). 

(DAQUI)

Nenhum comentário: