terça-feira, 29 de março de 2016

Charge da revista “The Economist'' ironiza Dilma e Lula

Dilma: Não se preocupe!! Dilma e Lula nunca serão pegos por seus inimigos!!
Lula: Mas esses são os nossos aliados… 
   O desenho publicado na edição mais recente da revista “The Economist'' mostra a presidente Dilma Rousseff correndo e puxando o ex-presidente Lula pela mão enquanto os dois fogem de manifestantes com cartazes que dizem “Parem a corrupção'', “O Brasil está cansado'', “Escândalos nunca mais'' e “Vocês são uma vergonha''.

    O desenho foi publicado na mesma edição em que a revista publicou um editorial muito crítico ao governo, pedindo a renúncia da presidente, além de outras duas reportagens sobre os problemas do Brasil atual – a própria capa da edição desta semana para a América Latina é uma foto de Dilma acompanhada do texto “Hora de ir''.

    A charge é asssinada por KAL, o pseudônimo do cartunista Kevin Kallaugher, o único a desenhar para a revista de economia. Seu trabalho tem um traço característico e um forte conteúdo político – e ele já assinou mais de 4 mil desenhos deste tipo para a publicação.

    Nos últimos anos, a revista tem sido forte crítica da política econômica do governo Dilma. Este blog Brasilianismo já tratou das abordagens da “Economist'' em relação ao Brasil em outras ocasiões. A publicação é uma das mais influentes do mundo, e costuma servir de referência para discussões a respeito da economia internacional. A cobertura dela respeito do Brasil tem a tendência histórica de alternar momentos de expectativa com críticas sempre que o modelo da política econômica do governo se aproxima ou se afasta dos ideais “pró-mercado”, segundo a pesquisa de doutorado da socióloga Camila Maria Risso Sales. (do
Cao Hering)


Nenhum comentário:

Postar um comentário