sexta-feira, 12 de setembro de 2014

No café do Pessoa...sem preço!


   Comer um bacalhau a moda da casa no Café Martinho da Arcada na Praça do Comércio, em Lisboa, não tem preço! 
   A indicação havia sido feita por meu irmão, Rubim, que mora em Natal, e vem no mínimo duas vezes ao ano a Lisboa. Com tanta frequência por esta cidade maravilhosa acabou fazendo grandes amizades. Uma delas foi o Afonso, garçom do restaurante Martinho da Arcada, na praça do Comércio.
Com Afonso, amigo.
   Pois foi aí que fomos almoçar ontem onde encontramos o Afonso que nos atendeu muito bem e nos deu atenção o tempo todo. Simpático, falante, profissional, Afonso nos sugeriu os pratos, Bacalha à moda Martinho e Filé de Atum ao molho de alho, e o vinho. Maravilha!
   O ambiente mais português impossível. O tradicional Café Martinho da Arcada tem o privilégio de ser frequentado por grandes figuras da cena cultural e política lisboeta - "tenho o prazer de já ter recebido nesta casa cinco presidentes da República", diz Antonio Barbosa, o proprietário - mas é conhecido internacionalmente pela associação com o seu mais célebre cliente, Fernando Pessoa. Está lá preservada a mesa do mais universal poeta português.
   Pessoa, considerado pelo crítico Harold Bloom um dos 26 melhores escritores da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa mas também inglesa, batia ponto diariamente no mítico Martinho da Arcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário