sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Redes sociais convocam ato contra corrupção


De O Globo
Emanuel Alencar
Presidente da ABI considera fundamental que movimento ganhe as ruas para conquistar legitimidade

     Diante da série de escândalos que já derrubou três ministros do governo Dilma Rousseff e do lançamento da Frente Suprapartidária de Combate à Corrupção e à Impunidade, no Senado, no início desta semana, um grupo de cariocas decidiu organizar um grande ato contra a corrupção, marcado para o dia 20 de setembro, das 17h às 20h, na Cinelândia, Centro do Rio.

     Uma das idealizadoras do "Todos juntos contra a corrupção", a empresária Cristine Maza conta que o movimento começou há duas semanas, no Facebook. E o sucesso foi instantâneo, segundo ela:
- A gente discutia na rede o porquê de não existir um movimento organizado contra a corrupção e a impunidade. Amigos embarcaram na ideia, as pessoas começaram a espalhar, virou uma loucura - relata Cristine, diretora de uma empresa de cenografia.

     Até o início da noite de ontem, no grupo "Todos juntos contra a corrupção", no Facebook, 453 pessoas já haviam confirmado presença no ato. Cristine diz que a escolha do local foi criteriosa:
- Queríamos evitar batuque, por isso não escolhemos a orla. O movimento é completamente apartidário. Vamos pôr à disposição o logotipo do grupo para que interessados possam copiar da internet e fazer seus cartazes e camisetas. Todo o dinheiro investido sairá de nossos bolsos.

De acordo com a empresária, o grupo chama atenção pela diversidade:

- São jovens, adultos, pessoas de diversas ocupações. Não dá para identificar um perfil de quem está aderindo ao movimento. Mas, é claro, queremos a participação maciça de jovens. Eles são a base desta mudança. Eles precisam achar que não é bacana a "lei de Gerson", que o bacana é ser honesto.

     Um dos entusiastas da frente lançada no Senado, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, disse ser fundamental que o movimento ganhe as ruas para conquistar legitimidade.

- Os que defendem interesses escusos estão encastelados. Não é fácil vencê-los. Para que a frente tenha êxito, é fundamental o apoio da população, como aconteceu no caso da Lei da Ficha Limpa. O Congresso teve que recuar e aprovar a lei depois da mobilização das ruas.

     O presidente da ABI afirmou estar otimista com o movimento, que, segundo avaliou, caminhará paralelamente à CPI da Corrupção - "nosso grupo não tem o componente político-partidário da CPI". Lembrou o papel histórico da entidade:

- A ABI teve papel fundamental no processo de impeachment de Collor.

Um comentário:

  1. Para o movimento bombar, só se introduzir (opa!) alguma bandeira da causa GLTBS, caso contrário, vai dar meia dúzia de gatos pingados. Carioca só participa de passeata se for parada gay ou a favor da maconha!

    ResponderExcluir