terça-feira, 14 de junho de 2011

MEU MEDÍOCRE DE HOJE


Por Janer Cristaldo
    De meus prazeres perversos, acho que já falei. Um deles é ler cronistas medíocres. Sei que é perda de tempo, mas me diverte ouvir sandices. Um de meus diletos é o ex-seminarista Carlos Heitor Cony, imortal da Academia Brasileira de Letras e detentor de uma gorda bolsa-ditadura, que pelo jeito jamais leu a Bíblia. Ano passado, escrevia na Folha de São Paulo:

    "Limitado em sua natureza humana, Jesus seria um judeu religioso, tendo como norma de sua vida terrena a lei fundamental dos judeus, que passou para os cristãos: os dez mandamentos, entre os quais o sexto, que prega a castidade".

    Ora, você pode revirar a Bíblia de alto a baixo, ler e reler os dez mandamentos. Jamais encontrará, no livro todo, a palavra castidade. Cony, o imortal, confunde catecismo com Bíblia. Pelo jeito, não viu nem a primeira metade da missa. Em abril deste ano, o filhote de padre reincidiu:

    "Mas... mas houve uma setinha, em forma de estrela, que rasgou a noite escura do deserto e acessou aquela gruta onde apenas um menino nascia. Adormecidos nos campos, os pastores despertaram com aquela estrela que apontava numa direção. Longe, bem longe dali, três Reis Magos também viram aquela estrela e vieram. "Vimos a sua estrela no Oriente e viemos" - disseram os Reis Magos. Era um anúncio do mundo virtual 2.000 anos antes da era digital".

Leia o artigo completo. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário