quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fazer um banqueiro feliz não tem preço!


    O catarinense Jorge Mussi, ministro do Supremo Tribunal de Justiça, desempatou o julgamento do processo contra o poderoso banqueiro Daniel Dantas (Banco Oportunity), anulando toda a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, e livrando o banqueiro da condenação por corrupção ativa.

     Operação Satiagraha
    A Operação Satiagraha foi deflagrada pela Polícia Federal em 8 de julho de 2008 contra uma quadrilha que praticava crimes financeiros. As investigações iniciais começaram ainda em 2004, após a Operação Chacal, que indiciou o banqueiro Daniel Dantas, e algumas pessoas que trabalhavam para ele, por espionagem.

    A última fase de investigações da operação durou dois anos e, no dia em que foi deflagrada, prendeu Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, e o investidor Naji Nahas, acusado de ser o responsável pela quebra da bolsa do Rio em 1989.

    Segundo a Polícia Federal, as informações que deram origem à ação foram passadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a Procuradoria da República em São Paulo. Esse material, junto com dados de outras operações da Polícia Federal, mostrou a existência de uma “grande organização criminosa” que, de acordo com a PF, era comandada por Dantas e especializada em desvio de verbas públicas.

 DECISÃO
Participação da Abin tornou ilegais investigações da Operação Satiagraha
     A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou ilegais as investigações da Operação Satiagraha e anulou a ação penal em que o banqueiro Daniel Valente Dantas, do grupo Opportunity, havia sido condenado por corrupção ativa. Por três votos a dois, os ministros decidiram nesta terça-feira (7) que a operação da Polícia Federal foi ilegal em razão da participação de funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e que, por isso, as provas reunidas na investigação não podem ser usadas em processos judiciais. 

    Bem, todo o mundo sabe quem é  Daniel Dantas. Tem um porrada de documentos provando a sua atuação no comando de uma quadrilha que rouba dinheiro público. Daí como encontraram uma chincana jurídica, onde a participação da Abin torna toda a Operação Satiagraha ilegal, o home é inocentado!!!!!!

    O mérito não tem importância! Eu deveria ter feito Direito!!!!!

    O Dr. Mussi deve ser um dos muitos honoráveis que habitam  por aqui. Cheio de comendas e "honrado com uma vida dedicada a sociedade catarinense".

    Me empresta o saquinho Tambosi!
AFFFFFE!!!!  

Lila deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Fazer um banqueiro feliz não tem preço!": Caríssimo Canga. Acho no Brasil, em muitos casos, texto da Lei e bom senso são antagônicos; texto da Lei e políticas públicas efetivas são excludentes; texto da Lei e justiça são praticamente antônimos; texto da Lei e corrupção, praticamente complementares... 


Augusto J. Hoffmann deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Fazer um banqueiro feliz não tem preço!": Nesses agitados dias, quando comemoramos a democracia derrubando Palocci, o diabo, como de costume, urdia outra, bem pior. Vamos ser justos: o peixinho palocci abocanhou uns 20 milhões, com o seu 332 do CP. Enquanto espocava o foguetório, o Nunca Dantas se escapava de um crime, calculado por baixo, de mais de dois bilhões de Reais. Hora boa para lembrar da frase de um agricultor da américa central: a Justiça é como uma serpente, só pica os descalços.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário