quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lista fechada


Por Jaison Barreto

    Espero que os democratas militantes do PT bloqueiem essa intenção autoritária de implantar a lista fechada como reforma política. Lamentável que parta do porta voz Gilberto Carvalho essa proposta que na verdade é um Mini Colégio Eleitoral.
    
    O povo brasileiro já pagou um preço caro em 1985 depois da campanha das “Diretas Já”. Até os Deuses protestaram mesmo com a figura digna do Tancredo, e tivemos com o Sarney anos trágicos de inflação, incompetência, moratória, planos furados, desesperança, anões do orçamento e uma desmoralização tão grande que o povo acabou elegendo Fernando Collor, sem partido e sem programa só falando contra os “marajás”. 

    Seria importante lembrar que o velho e valente Ulysses Guimarães, sustentáculo do MDB e do PMDB, figura admirável na luta contra a ditadura, concorreu naquela eleição de 1989 e ficou em ultimo lugar, graças aos traíras do PMDB que abandonaram seu líder máximo. 
Dizem os Sábios, que dorme encantado no fundo do mar envergonhado pelo partido que ele ajudou a criar com tanto sacrifício.

    O povo brasileiro quer voto direto, quer eleger o seu Vereador, o seu Deputado, o seu Prefeito, o seu Senador e Presidente da República, sem intermediários. Esse papo furado de elogiar os militantes, não engana mais ninguém.

    O Deputado Federal petista do Maranhão, Domingos Dutra teve que fazer greve de fome no plenário da Câmara por uma semana, protestando contra a intervenção da cúpula de Brasília, forçado a votar na Roseana Sarney do PMDB, cuja direção regional e militância petista tinham decidido contrariamente.

    Democracia interna é bom.

    Vamos falar franco quem escolheu a impôs e elegeu a Dilma para Presidente da República foi o Lula e não o partido. Felizmente, é bom dizer. Imaginem se tivessem escolhido a Erenice.

    Quanto mais participação mais democracia.

Augusto J. Hoffmann deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Lista fechada":
Jaison Tupy Barreto foi meu candidato a governador do estado, lá por volta de 1982. Um político diferenciado, não o pejorativo desses dias, mas guarda em sua composição alguns DNAs do grande Ulysses, quando o MDB foi um partido. Humano, falível portanto, é desses que ainda cora de vergonha, uma qualidade obsoleta na atual safrinha. 



Adenor Gouvea deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Lista fechada": A lista fechada já existe, mas é a lista fechada onde o capital faz a lista. O dinheiro define quem serão os primeiros candidatos das listas invisíveis. Essa reforma política está sendo levada a sério. (Não por todos claro) Alguns não querem mudar o sistema que os colocou lá, não querem dar tiro no próprio pé, mas desses “políticos” não precisamos. Só pra deixar claro, a lista fechada não existe na eleição de prefeito, de governador e presidente.
Já ficou provado que eleitores “intelectuais” nível universitário não se lembram em quem votaram após alguns meses, e a maioria não sabe das posições do candidato que votou. Chega disso né?! A política de partidos vai ser uma grande evolução, os partidos querem ganhar força, logo terão de escolher os melhores representantes... Se não fizerem isso não receberão votos. Tente defender seu ponto de vista falando do presente e não do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário