sábado, 26 de fevereiro de 2011

UM BALANÇO DA LONGA ESTRADA DO ROCK

A escolha do Moddy para ilustrar a matéria foi do Cangablog

Por Nei Duclós
Começo hoje a resgatar alguns textos que publiquei em 1977 e 1978 na Folha de S. Paulo, na Ilustrada. Aproveito (graças a Miguel Duclós, que me repassou uma cópia da sua pesquisa) que o jornal colocou à disposição seu acervo de 90 anos. Na matéria a seguir, uma arqueologia pessoal: o que eu pensava sobre rock, música, juventude etc. Uma curiosidade: talvez seja meu único elogio a Scorsese, cineasta que execro. Mas nada como o registro de tudo o que escrevemos e sentimos. Assim poderemos ter uma visão completa do que somos ao logo do tempo. 
 
Folha de S. Paulo, Ilustrada, 13 de julho de 1978
A longa estrada do rock teria chegado ao fim? Uma análise apressada do filme "The Last Waltz" ( "O último concerto de rock", de Martin Scorsese, que vai estrear no Rio e em São Paulo na próxima segunda-feira) concluiria que sim. Mas para quem gosta de rock nenhum necrológio da má vontade poderá enterrar um processo musical riquíssimo, que abriu multas frentes e por Isso mesmo garantiu sua sobrevivência, em termos de criação, por um longo tempo. O que acontece em "The Last Waltz" — um concerto do grupo "The Band", que reúne grandes astros, como convidados é apenas uma despedida simbólica, uma geração do rock, que se retira do palco e abre passagem para artistas mais jovens.
"Foi um gesto de grande dignidade", comentou Erasmo Carlos, presente na pré-estrêia do filme no cine Rian, no Rio, na segunda-feira.
Curiosamente, a presença de Erasmo, um pioneiro do rock no Brasil, complementa esse espíirito simbólico que transparece em todo o filme. Pois, na tela, estão representados todos os grandes momentos do rock, através de estrelas superconsagradas que, juntas, participaram do concerto de seis horas realizado em novembro do ano passado no Winterland Arena, de San Francisco, na Califórnia. 

Bem, se você já está fisgado pelo primoroso do texto do Nei leia mais. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário