domingo, 13 de fevereiro de 2011

Seminário expõe o fracasso do governo LHS

Do MOACIR PEREIRA 

Continuidade? 

Os últimos acontecimentos registrados no governo estadual estão revelando fatos surpreendentes, falhas em alguns setores, rombos administrativos em outros e um espantoso descontrole, a causar uma certa perplexidade até entre os próprios governistas. As aulas foram reiniciadas na rede estadual de ensino e os mesmos problemas se repetiram. Escolas que não tiveram atividades por falta de condições físicas. Outros educandários em reformas. Na Promotoria Pública de Chapecó, chegou denúncia de falta de 200 professores. Em Itajaí, segundo o Sinte, o dilema se repetiu até na semelhança dos números. Em Criciúma, quatro escolas não deram aulas. Cem professores teriam faltado em Brusque. O secretário Marco Tebaldi vestiu o uniforme do Itamaraty, recebeu a diretoria do Sinte e neutralizou parcialmente os protestos. No Hospital Infantil Joana de Gusmão, os 190 leitos iniciais foram reduzidos para 156, mas apenas 126 funcionam, segundo o secretário Dalmo Oliveira, que ali esteve. Constatou inúmeras carências e necessidade urgente de reformas. Prometeu mudanças e, no futuro, 180 leitos. Esta semana, médicos suspenderam cirurgias no Hospital Celso Ramos por falta de luvas, água oxigenada e até álcool.

Quem visitar o Hospital Regional e tiver recursos próprios jamais vai procurar a emergência ou aceitar internação. Contratos vigentes na Secretaria de Infraestrutura não tinham controle rigoroso. Pagamentos realizados ou pendentes às empreiteiras, da mesma forma. O Deinfra não tem um quadro atualizado das obras em execução, das rodovias com pavimento precário, das obras de arte carecendo de restauração.

DIAGNÓSTICO 

A área da segurança pública mostrou fratura exposta, com a maior fuga coletiva da história. O governador foi a Itajaí e teve que ordenar ações urgentes para que o presídio regional, outra entrega festiva e política do governador Pavan, possa funcionar dentro de 30 dias. Nem o sistema de esgoto estava ativado. Em Tubarão, um fato idêntico. Joinville teve três delegacias inauguradas em dezembro de 2010. Estão todas fechadas. O presídio de Blumenau está uma lástima. Várias delegacias de Florianópolis ressentem-se de instalações, viaturas e condições para combater a criminalidade. No interior, os policiais têm que remover os computadores, porque chove na delegacia.

O governador Raimundo Colombo inaugurou, esta semana, uma experiência produtiva. Uma seminário em que os 29 dirigentes das autarquias, fundações e empresas fazem relatórios, apresentam os projetos e justificam a permanência dos órgãos. Poucos presentes sabiam do funcionamento de duas agências para fiscalização dos serviços públicos: a Agesc – Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina –, e a Agesan – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina. O que isto representou em melhoria dos serviços de água, luz e telefone para o povo catarinense, eis a grande incógnita.

Durante os seminários, a exposição da Companhia de Habitação (Cohab) foi precária. Os números de casas construídas não bateram e a presidente não soube responder algumas indagações do próprio governador. Por outro lado, ficou-se sabendo pelo presidente Murilo Flores que a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) tem hoje 130 mil processos de licença ambiental pendentes de análise. O inédito programa tem por lema “governar o governo”.O título resume tudo. Sabendo-se que a folha de pessoal vai ter, só este ano, aumento de R$ 830 milhões, é de se perguntar: continuidade nessa barafunda?

Nelson Jvlle deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Seminário expõe o fracasso do governo LHS": Oito anos de "modernização da administração" e "descentralização administrativa" deram esse resultado.
Ainda existe muita gente no estado de SC que acredita piamente nas "grandes obras" do governo anterior.
E mais uma vez: Onde está a surpresa? Qualquer cidadão catarinense que leia jornal e navegue pela Internet sabia disso o tempo todo. Inclusive o Sr. Moacir Pereira... 

2 comentários:

  1. Oito anos de "modernização da administração" e "descentralização administrativa" deram esse resultado.
    Ainda existe muita gente no estado de SC que acredita piamente nas "grandes obras" do governo anterior.
    E mais uma vez: Onde está a surpresa? Qualquer cidadão catarinense que leia jornal e navegue pela Internet sabia disso o tempo todo. Inclusive o Sr. Moacir Pereira...

    ResponderExcluir
  2. No Hospital Miguel Couto de Ibirama que pertence a Secretaria de Estado da Saúce inaugurou-se a estrutura física de uma UTI em dezembro passado, mas funcionar que é bom, nada...

    ResponderExcluir