terça-feira, 9 de novembro de 2010

O tempo do André


Recebi agora do amigo Andre Freyesleben esta belíssima foto de um fenômeno natural em uma cidade Argentina. Mandou também algumas previsões metereológicas para as próximas horas. A coisa pode ficar feia. Na Argentina e no Rio Grande do Sul já sujou. Agora tem mais de meio milhão de gaúchos sem luz devido aos fortes ventos.
O André é encarnado em fenômenos climáticos e fica navegando na net para saber o que está acontecendo no mundo e o que pode vir pela frente. 
Comentou ainda agora:
- Se bobear, daqui a pouco pego o carro e vou fotografar a tribuzana chegando!!! A força da natureza é bonito de ver...
Incrível como a Defesa Civil, ATÉ HOJE, não tem um canal de previsão e alerta desses fenômenos para a população! A tribuzana vai chegar e pegar TODO MUNDO DE SURPRESA APESAR DA PREVISÃO já estar acontecendo com mais de 48hs de antecedência... 


Abaixo uma colagem que fez de vários site meteriológicos: 

QUARTA, DIA 10 
 Sul
A quarta já amanhece com tempo aberto em quase todo o Rio Grande do Sul. A massa de ar polar que sucede o sistema é fortíssima e as temperaturas ficam muito abaixo do comum para esta época do ano. Isso acontece por causa do fenômeno La Niña, que tem como característica intensificar as massas de ar frio em todo o globo. As temperaturas ficam entre 5°C e 10°C no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. Também faz frio à tarde: as máximas só passam dos 25°C no norte do Paraná. A chuva só será persistente no leste de Santa Catarina e do Paraná e em cidades próximas de São Paulo. Nestas áreas, a nebulosidade impede a queda nas temperaturas de manhã e o dia fica com temperaturas amenas.
Temperatura de 40,4ºC agora em Criciúma. Cenário preocupa no Sul de Santa Catarina. Risco de tempo muito severo com este calor extremo. 20 minutes ago via web
Depois do calorão, vem o frio com esta frente fria que trouxe a incrível virada do tempo no Conesul. Esta frente, ao avançar pela Argentina e Uruguai, provocou temporais de chuva forte e granizo, mas muito isolados. O que foi generalizado foi o vento Sul intenso com declínio rápido da temperatura. A MetSul acredita que esta frente fria, ao passar pelo Sul do Brasil, trará mais chuva que a última, mas com volumes altos e risco de granizo apenas em pontos isolados. A preocupação é com vento forte de Sul que pode soprar de 50 a 80 km/h, mas com 100 km/h ou mais em caso de temporal forte localizado. O risco de temporal com ocasional granizo e rajadas intensas de vento é maior, em nosso entendimento, no Norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, em especial no Oeste destes dois estados.

A queda da temperatura será bastante brusca no decorrer desta terça e várias cidades que começam o dia com calor terminarão a terça com frio. As mínimas na maioria dos locais vai ocorrer no final do período, mas na Metade Norte, onda a frente chega mais tarde com chuva e vento, o sol consegue aparecer hoje e a temperatura sobe bastante antes da queda acentuada no final do período e na próxima madrugada. As madrugadas agora da segunda metade da semana devem ser geladas para esta época do ano com chance de geada fraca na Campanha, Serra, Aparados e Planalto Sul Catarinense. As mínimas podem ficar perto de 0ºC em alguns pontos dos Campos de Cima da Serra e abaixo de zero na região de São Joaquim. Na Campanha não descartamos marcas de 3ºC a 5ºC. Porto Alegre deve ter mínima de um dígito e que pode se aproximar da mínima absoluta da série 1961-1990 de 8,7ºC, sobretudo nas madrugadas de quinta e sexta. Em síntese, entre a máxima de hoje e as mínimas da segunda metade da semana, a temperatura no Rio Grande do Sul pode variar 40ºC em apenas 60 horas. Do auge do verão para inverno sem escalas.
Na província de Mendoza, onde na véspera os termômetros marcaram 39ºC, a cidade de Malargue amanheceu na segunda-feira debaixo de neve que acumulou. Foi a primeira nevada em novembro, segundo moradores, dos últimos dez anos. A neve caiu ainda na estação de esqui de Las Leñas. Na cidade de Mendoza, exatamente 24 horas depois da temperatura de 38,6ºC, os termômetros apontavam 10ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário