domingo, 14 de novembro de 2010

A felicidade não existe

Bakunin feliz!
Ah! A tal felicidade! 
Acredito que e a felicidade seja uma coisa que todos almejam. Todos pensam e falam nela. Mas cada um da sua maneira. Como será a felicidade ?
Acho que sou feliz desde sempre. Há muitos anos escutei que quem fica buscando a felicidade, ou quem a idealiza não a alcança e tampouco percebe quando ela acontece.

Acontece?!!!!

Sim, sim! A felicidade acontece! São momentos que sentimos quando estamos despreocupados em alcançá-la. Tenho amigos que encontro diariamente. São poucos. Uns cotidianos. Outros mais esparsos. Mas o que temos em comum parece que é compartilhar a tal felicidade.

Acho que se pode ser feliz sozinho. Eu prefiro compartilhar sempre. Mesmo quando estou longe, viajando, a cada momento feliz sempre ligo para os amigos para compartilhar aquele momento.

Feliz em Pomerode
Hoje a tarde, domingo, véspera de feriado, chegando em casa com o carvão para o churrasco, recebo um telefonema de um amigo.

- Canga, não vais acreditar! Estou em Pomerode, em um restaurante alemão, comendo eisbein e escutando música alemã. Estou com toda a minha família e meu netinho está chegando agora. Estou feliz amigo. Estou te ligando porque sempre que estas feliz compartilhas comigo. Um grande abraço.

Pôrra!!!! Eu já estava contente com o dia de sol, com a visita da minha cumadre, a Gisa, os meus filhos na volta. Bom som, boa bebida. Tudo de bom em família. Recebo um telefonema destes e fico mais feliz ainda.

Começo a fazer o fogo. A cumadre e a Gisa se instalam na grama ao sol, com revistas, livros, cerveja e muita conversa. A cumadre falava da maravilha que estava a praia do Campeche, a cor da água, a areia, a ilha, tudo. O paraiso!
De repente chama a minha atenção e diz:

- Canga, que momento lindo. Estou feliz de estar aqui!

Pronto! Comecei a desconfiar de uma conspiração da tal felicidade! É...a felicidade conspira!
Alguns minutos depois recebo outro telefonema. Desta vez era um amigo, dono de um bar que frequento com meus amigos.

- Canga, estou no Canal da Barra com este dia maravilhoso! Lembrei de ti. Liguei para te dar uma abraço!

Estava feliz!!!!! 

Ontem recebi a visita do meu querido amigo Dario de Almeida Prado Jr.. Estava com a namorada. Encantadora. Estavam felizes. Exalavam isso!

Na sexta-feira percebi como a linha entre a felicidade e a tristeza, ou o pânico, é tênue. Eu e a Gisa recebemos uma notícia de um "contra tempo" de saúde de uma pessoa nossa. Muito querida nossa. Queridíssima, aliás. A notícia nos colocou em outra dimensão! 
Durante quatro horas, tudo de feliz que contruimos, que vivemos e que projetamos desapareceu!
Pânico, depressão, preocupação, medo!
A nossa felicidade ameaçada estava dependendo de um tomógrafo!

Algumas horas depois voltamos a ser felizes! Ufa!
 
Esse papo acabou vazando e de repente alguns convivas do churra estavam dando pitacos sobre a felicidade. Estavam felizes também. Daí resolveram escrever aqui sobre o assunto. Achei legal:

"Complexa palavra, complexa sensação. Estado de espírito em querer valorizar momentos que poderiam não fazer diferença para alguns. Mergulhar com todos os sentimentos no momento vivido. Uma música, o sol no jardim, a vista pro mar, os amigos, as bobagens ditas sem se preocupar com o julgamento". (49 anos)

"Ah felicidade! Um momento único e exclusivo de cada pessoa. Momento em que a vida fica perfeita e linda, mesmo quando existem dificuldades. Cada indivíduo possue seu momento, por inúmeras ou nenhuma razão. Não existe receita. Não existe imposição de como deve ser para acontecer. Simplesmente acontece, as vezes sem explicação as vezes com motivação. Algo leve, limpo, cheio de paz e honestidade.
Como acordar de manhã e ver que o céu esta azul. Sem vento, e que não tenho absolutamente nada para fazer a não ser ir até a praia e poder viver lá essa felicidade. Linda, leve, suave e acolhedora". (25 anos)

Estão é isso leitores. Ficamos assim. 
Felicidade não existe...para aqueles que não sabem percebê-la quando acontece.

L.C.Padilha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A felicidade não existe":
Canga, aqui vai o meu pitaco. Para mim, felicidade é aquele estado de espírito em que nos sentimos absolutamente integrados, em plena harmonia e equilíbrio, fluindo na alegria do momento vivido - surge de um estado interior do ser, mas precisa do exterior para irradiar-se. O incrível, é que também contagia àqueles que se encontram abertos à percepção e ao sentimento impermanente deste êxtase. Tratemos, pois, de compartilhar felicidades...
Abr
LC Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário