quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PT municipal contra o estaleiro de Eike Batista

NOTA DO PT DE FLORIANÓPOLIS
Tendo em vista a polêmica proposta de instalação do estaleiro da OSX na cidade de Biguaçu e seus reflexos e impactos em toda a Baía Norte na Grande Florianópolis, o Partido dos Trabalhadores de Florianópolis vem à público se pronunciar: Somos sabedores da importância que vem tendo a indústria naval no Brasil, outrora saqueada no período em que reinou no país o governo de cunho neoliberal.
Hoje, fabrica-se, por exemplo, plataformas marítimas em solo brasileiro e, no período anterior, comprava-se a preços absurdos equipamentos precarizados e com tecnologia obsoleta.
Temos plena consciência de que foi justamente durante o governo Lula que houve investimentos e o ressurgimento desse importante setor, criando cerca de 200.000 empregos diretos e fazendo-nos depender menos de tecnologia estrangeira.
Sabemos ainda do papel destacado de Santa Catarina nesse setor, constituindo-se no 2º maior pólo naval do país.
No entanto, consideramos que devemos levar em consideração o diagnóstico apresentado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade alertando para conseqüências ambientais profundas na região, caso se concretize o empreendimento.
Ademais, não foram levadas a sério as possibilidades do empreendimento ser instalado em regiões com menor impacto ambiental e social, como por exemplo o entorno natural da indústria naval catarinense que é a área de Navegantes/Piçarras/Itajaí ou a faixa litorânea com um dos menores PIB per capita e que padece com maiores índices de desemprego que é a região de Laguna/Imbituba, cujos estuários não necessitariam de processo intenso de dragagem, como é o caso da Baía Norte na Grande Florianópolis.
Com o fetiche da criação de centenas de empregos, há uma subestimação profunda impactos negativos que podem ser causados em cadeias produtivas que se consolidaram na nossa região, tais como a maricultura, os serviços relacionados ao turismo e a pesca artesanal.
O “debate” em torno do empreendimento, com o auxilio maniqueísta de parte mídia se transformou em uma espécie de terrorismo econômico que usa a chantagem da suposta “desistência” de implantação do empreendimento em solo catarinense como “argumento” mais robusto.
Usa-se e abusa-se da desqualificação de qualquer raciocínio que busque ponderar as conseqüências negativas que o pretendido empreendimento possa causar, taxando todo e qualquer questionamento como contrário ao desenvolvimento do nosso estado. A Executiva do PT de Florianópolis, defensora do desenvolvimento, da geração de emprego e renda, equilibrada com a manutenção da riqueza que atrai milhares de brasileiros e estrangeiros para a nossa região, que são nossas belezas naturais, se posiciona contrária à instalação do pretendido empreendimento na Baía Norte na Grande Florianópolis pelas razões acima expostas, clama por maior tolerância e respeito ao debate sobre o processo de desenvolvimento na nossa região e nosso estado, defendendo a idéia de que o empreendimento seja viabilizado em terra catarinense, em região com menor impacto negativo de natureza ambiental, social e econômico.

Florianópolis, 04 de agosto de 2010
EXECUTIVA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE FLORIANÓPOLIS

4 comentários:

  1. Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou a Praxis Feiras e Congressos, e os ex-secretários Armando Hess de Souza e Anita Pires, ao ressarcimento dos pagamentos feitos pelo governo do Estado. A 2ª. Câmara de Direito Público confirmou, por unanimidade, sentença do juiz Luiz Antônio Fornerolli, julgando ação popular impetrada pelo ex-deputado Antônio Carlos Vieira. A Praxis foi contratada com dispensa de licitação. Não demonstrou especialidade para realização de seminários realizados pela Secretaria do Planejamento,na época dirigida pelo empresário Armando Hess de Souza e tendo como Diretora Geral a professora Anita Pires.

    ResponderExcluir
  2. E o marcio de souza??? é a favor ou contra... ou o papo é soh grana pra escola de samba carioca?????

    ResponderExcluir
  3. Olha já não sei não para que lado puxar!!
    Não sei se não é pior aquela regiao se autoempilhar de casas,mansoes ou casebres,e ai a poluirem ainda mais o meio ambiente com esgotos não tratados,crescimento desordenado como todos conhecemos,e sem controle aumentando assim a favelização,gerando gastos publicos em saneamento,segurança e habitação!!!
    Então acho hj mais vantagem uma instalar a OSX e ter controle privado,de seus dejetos e impactantes ao meio ambiente,pelo menos a empresa esta gerando renda ao trabalhador e a seu local de permanencia!!!
    Como todos sabemos dos males o menor!!!!!!
    Prefiro OSX!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao PT de Floripa pela corajosa e coerente posição. NILDÃO DEPUTADO ESTADUAL!!! pessoa de caráter e inteligente.
    A nota só pecou em não frizar e deixar mais claro um ponto: O PT DE FLORIANÓPOLIS É A FAVOR DO ESTALEIRO EM SC! mas não no local escolhido!

    ResponderExcluir