quarta-feira, 7 de julho de 2010

Instituto Chico Mendes lança nota aos catarinenses


“Considerando-se as últimas notícias referentes à possível mudança do estaleiro OSX para o estado do Rio de Janeiro em decorrência da negativa do Instituto Chico Mendes (ICMBio) para sua instalação na Baia Norte (município de Biguaçu/SC), vimos por meio deste informar que:

1 O Instituto Chico Mendes (ICMBio) é um órgão do governo federal, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Foi criado em 2007, resultado da reestruturação do Ibama e tem a missão institucional de “proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental”.

2 O Instituto Chico Mendes (ICMBio) é responsável pela gestão de 310 unidades de conservação federais - o que totaliza aproximadamente 78 milhões de hectares - além de 15 centros de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade e ao uso sustentável dos recursos naturais.

3 Nos processos de licenciamento em que ocorrem impactos às unidades de conservação e seus objetivos, ou às espécies ameaçadas de extinção, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) é obrigado legalmente a se manifestar.

4 A implantação do estaleiro OSX, na alternativa locacional proposta, impacta três unidades de conservação federais (Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Estação Ecológica de Carijós), por isso a FATMA solicitou a manifestação do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

5 Após criteriosa análise técnica do Estudo de Impacto Ambiental, observou-se que o mesmo identifica uma série de conseqüências irreversíveis e não mitigáveis a estas unidades e a seus objetivos.

6 Reunindo a enorme possibilidade de permanente contaminação biológica dos atributos bióticos da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, os indícios irrefutáveis de modificações nos atributos físicos e bióticos da Estação Ecológica de Carijós (ambas unidades de conservação de proteção integral) e os impactos negativos irreversíveis e diretos (inclusive podendo ocasionar a extinção local) do grupo de indivíduos de golfinhos cinza Sotalia guianensis, que foi o objetivo principal de criação da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, o empreendimento na alternativa locacional proposta torna-se totalmente incompatível com a existência dessas unidades de conservação.

7 Além do acima exposto, ainda pesam contra a instalação do empreendimento no local todos os outros impactos à biota e às comunidades do entorno e a impossibilidade de mitigação de grande parte desses impactos.

8 Por estes motivos o Instituto Chico Mendes (ICMBio) concluiu pela inviabilidade ambiental do empreendimento e recomendou a não autorização na alternativa locacional proposta.

9 Outrossim, cabe destacar que o mesmo Estudo de Impacto Ambiental apresenta outras três alternativas locacionais para o empreendimento, todas no estado de Santa Catarina. E dentre todas as alternativas locacionais, a escolhida pelo empreendedor é, sem sombra de dúvidas, a mais impactante do ponto de vista ambiental, pois gerará impactos permanentes a três unidades de conservação, cada uma com seus atributos bióticos a abióticos únicos, que suscitaram suas criações. Neste contexto, em verdade, torna-se difícil conceber local mais sensível na costa catarinense para a instalação de empreendimento dessa natureza.

10 Diante do exposto, vimos informar à sociedade catarinense que a posição do Instituto Chico Mendes (ICMBio) não é “contra o estaleiro”, ou “contra Santa Catarina”, como vem sendo exposto em alguns meios de comunicação. Somos contrários ao empreendimento no local proposto para sua instalação (Baía Norte), caracterizado atualmente por uma rica biodiversidade e por atividades de maricultura, pesca artesanal e turismo.

11 Ficamos à disposição para todos os esclarecimentos que se fizerem necessários e reiteramos os compromissos estabelecidos com nossa missão institucional.

APA Anhatomirim-ESEC Carijós-REBIO Arvoredo-Coordenação

Regional 09

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Instituto Chico Mendes lança nota aos catarinenses...": Meira, creio que está na hora de rever a discussão sobre o monopólio da RBS sobre a informação/comunicação em SC e RS. Já existe um processo na justiça sobre isso desde 2008. Questionando sobre o quanto pode ser grave a concentração dos mais importantes meios de comunicação (falada e escrita) nas mãos de um único Grupo. Senhores, é só fazer um pequeno exercício de lembrança, pois desde que o Grupo RBS passou a adquirir os principais jornais de SC e RS (das principais Cidades e tbém das cidades do interior dos Estados), brotaram denúncias de corrupção pela internet (e-mails e Blogs). Denuncias estas que não eram divulgadas ou que eram maquiadas qdo repassadas pela RBS ou seus jornais de mídia escrita. Senhores, essa é uma discussão mto séria, pois o monopólio da RBS SC/RS sobre a comunicação pode manter ou não um político corrupto no poder, pode decidir quem ganhará uma eleição, pode privilegiar um empreendedor em detrimento de outros ou do meio ambiente, entre outras coisas. Vamos aproveitar este caso, como também o do estupro dos adolescentes e retomar esta discussão, pois teremos eleições agora em outubro/2010 e os políticos personagens dos grandes escândalos do estado de SC estão querendo continuar no poder. Vcs acompanharam na TV a comitiva de políticos que foram a Brasília em favor deste Empreendimento???? A reportagem da TV (RBS) de fato parecia que o Instituto Chico Mendes estava contra o desenvolvimento de SC. Absurdo. Só que somente tem acesso a verdade e a maioria de denúncias de corrupção apenas as pessoas que tem acesso a internet através dos blogs como este seu Canga, do Meira, do Mosquito..., as demais, ou seja, a massa da população ainda só tem acesso aos grandes meios de comunicação, ou seja, aqueles que estão escondendo e manipulando tudo (caso deste Empreendimento, do estupro, dos políticos corruptos, etc). Parabéns a coragem dos representantes e técnicos do Instituto Chico Mendes. Parabéns aos Blogs que tem a coragem de lutar pela divulgação da verdadeira informação.

Luiz deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Instituto Chico Mendes lança nota aos catarinenses...": Parabéns ao Instituto Chico Mendes!
Aos políticos esgoto e motosserra e sua trupe, feminina e masculina, o não voto nas próximas eleições.


9 comentários:

  1. Parabéns ao Instituto Chico Mendes!
    Aos políticos esgoto e motosserra e sua trupe, feminina e masculina, o não voto nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  2. Ficou show o blog heim!!! Tô com inveja, quero uma reformulação do meu tambémmmmmmm...

    ResponderExcluir
  3. Meira, creio que está na hora de rever a discussão sobre o monopólio da RBS sobre a informação/comunicação em SC e RS. Já existe um processo na justiça sobre isso desde 2008. Questionando sobre o quanto pode ser grave a concentração dos mais importantes meios de comunicação (falada e escrita) nas mãos de um único Grupo. Senhores, é só fazer um pequeno exercício de lembrança, pois desde que o Grupo RBS passou a adquirir os principais jornais de SC e RS (das principais Cidades e tbém das cidades do interior dos Estados), brotaram denúncias de corrupção pela internet (e-mails e Blogs). Denuncias estas que não eram divulgadas ou que eram maquiadas qdo repassadas pela RBS ou seus jornais de mídia escrita. Senhores, essa é uma discussão mto séria, pois o monopólio da RBS SC/RS sobre a comunicação pode manter ou não um político corrupto no poder, pode decidir quem ganhará uma eleição, pode privilegiar um empreendedor em detrimento de outros ou do meio ambiente, entre outras coisas. Vamos aproveitar este caso, como também o do estupro dos adolescentes e retomar esta discussão, pois teremos eleições agora em outubro/2010 e os políticos personagens dos grandes escândalos do estado de SC estão querendo continuar no poder. Vcs acompanharam na TV a comitiva de políticos que foram a Brasília em favor deste Empreendimento???? A reportagem da TV (RBS) de fato parecia que o Instituto Chico Mendes estava contra o desenvolvimento de SC. Absurdo. Só que somente tem acesso a verdade e a maioria de denúncias de corrupção apenas as pessoas que tem acesso a internet através dos blogs como este seu Canga, do Meira, do Mosquito..., as demais, ou seja, a massa da população ainda só tem acesso aos grandes meios de comunicação, ou seja, aqueles que estão escondendo e manipulando tudo (caso deste Empreendimento, do estupro, dos políticos corruptos, etc). Parabéns a coragem dos representantes e técnicos do Instituto Chico Mendes. Parabéns aos Blogs que tem a coragem de lutar pela divulgação da verdadeira informação.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Instituto Chico Mendes.
    Nossos votos de desprezo para todos os idiotas que não sabem o que falam e que só defendem o empreendimento (sem sequer conhecer o local)por estarem recebendo dividendos politico-eleitorais e sabe lá mais o que...
    Enquanto isso: morte aos golfinhos, morte a pesca artesanal, desequilibrio hidro-dinâmico da baía norte, etc...etc...

    ResponderExcluir
  5. Aliás, Se os Catarina deixar esses Alienígenas(Gauchão De Plantão) já tomaram conta da mídia(RPS), já tomaram conta do governo(PAVÃO) e agora tomaram conta do Meio Ambiente(R.Castelli e seu Instituto Chico Mendes).
    Parece até o Filme Os MARCIANOS, mas estes gauchão tão pintando e bordando aqui em SC. Aliem I, Alien II, Aliem III. Nós manésinhos não temos mais Direito a nada...

    ResponderExcluir
  6. É mesmo triste que a grande imprensa não tenha qualquer escrúpulo em ser parcial no trato de questão tão relevante como o meio ambiente. Nenhum argumento econômico, "desenvolvimentista", religioso ou futebolístico pode relativizar a questão ambiental. Existe ou não existe área de preservação ambiental e ponto. Parabéns, aos corajosos do Instituto Chico Mendes.

    ResponderExcluir
  7. É realmente, não se deve colocar os cavalos na frente da carruagem. A instalação deste estaleiro deve ser muito bem averiguada, para que não nos arrependamos no futuro.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao Instituto Chico Mendes e a todos que estão indignados com a politicagem o os interesses escusos envolvendo o apoio e a pressão pela instalação do estaleiro naquele local. Temos que propagar tanto quanto nos for possível e tornar acessível aos menos esclarecidos os efeitos noscivos deste empreendimento para que haja pressão no sentido inverso de sua concretização como está proposta.

    ResponderExcluir
  9. Que essa nota seja gravada a ferro e fogo na memória de todos os cidadãos brasileiros - não só os catarinenses. Pois nós (sou funcionário público federal da área ambiental) não somos contra empreendimentos. Mas somos obrigados (sim, obrigados pela Casa Civil - lembram quem trabalhava lá?) a liberar empreendimentos que sequer cumprem os aspectos legais, quanto mais respeitam (e empregam) a sociedade que vive em seu entorno. O objetivo é sempre o lucro imediato e gasto mínimo. Às favas com o entorno, com as populações que já residiam no local.

    Gravem bem essa nota catarinenses - e brasileiros. E a atitude daqueles que os governam.

    ResponderExcluir