quarta-feira, 30 de junho de 2010

Colégio Catarinense divulga nota sobre caso de estupro

Senhores pais de alunos e comunidade:

Como é do conhecimento dos senhores pais de alunos e da comunidade, estão sendo veiculados pela internet e atribuídos ao Colégio Catarinense uma série de fatos e situações. Fatos gravíssimos, não só pelo seu aspecto criminal, como pela tentativa de atingir a imagem desta instituição de ensino.
As inverdades veiculadas pelo “grupo de mães”, escondidas no anonimato, ao acusar irresponsavelmente o Colégio Catarinense, parece que tem o intuito de denegrir uma imagem construída durante mais de um século, com imensuráveis serviços prestados à educação de crianças e jovens de Florianópolis e Santa Catarina. O fato principal, fora do alcance do Colégio, envolveu adolescentes que não são seus alunos. Repudiamos a covarde acusação e esperamos que as autoridades tragam à luz os fatos e a verdade.
O Colégio Catarinense manifesta à família da adolescente, vítima deste triste episódio, sua solidariedade. Aos pais de nossos alunos, o colégio confirma o compromisso de continuar educando para valores humanos e cristãos, disponibilizando para isso recursos humanos, didáticos e materiais adequados.
Mais uma vez, esta Instituição de Ensino agradece a solidariedade e a confiança.

Atenciosamente.
Direção Geral

17 comentários:

  1. são alunos do colégio sim

    ResponderExcluir
  2. Não sou parente, nem conhecida da família, mas sou MÃE e estou profundamente chocada com tamanha barbárie e pior ainda, omitida pela RBS que no seu dia a dia não exita em apontar o ladrão e assassino pobre como escória da sociedade. Abaixo, minha manifestação que envie à RBS através do e-mail do Cacau Menezes, porque infelizmente não achei o do Luiz Carlos Prestes.


    "Caríssimo Cacau Menezes,

    É inaceitável que uma TV que diariamente aponta o bandido pobre como a escória da sociedade, camufle as barbáries dos filhos dos hipócritas ricos e elitizados da mesma sociedade: 2 pesos e 2 medidas. Cadê o comprometimento com a verdade que todo jornalista, jornal, tv, rádio tem com a sociedade e a própria consciência? Onde está a famosa indignação do Luiz Carlos Prates ao não se manifestar perante este caso? Temes o que, Luiz Carlos, perder as mordomias que teu patrão te dá ou a proteção que o famoso delegado, covardemente te assegura, já que várias vezes te ouvi falar que não tens medo de bandido e que bandido bom é bandido morto ou preso e que a verdade é teu marco principal? É importante frisar que estou tirando cópias deste meu texto e enviando a outros jornais, tvs, aos meus amigos, aos blogs mais freqüentados, sendo que a Tijolada do Mosquito e outras fontes estão verdadeiramente comprometidas com a verdade e vocês, vergonhosamente, não estão honrando o compromisso que lhes foi dado e confiado. É fácil apontar o dedo para o outro, principalmente quando se é um rejeitado, pobre e sem esperança de um futuro melhor, assim apontado pela própria sociedade e acusá-lo do que achamos e chamamos de "dignidade" e "moralidade", quando esquecemo-nos de olhar nossa própria podridão. Me sinto desrespeitada como cidadã e se fosse a família da garota, processaria todos vocês pela falta de responsabilidade, humanidade, respeito, amor e por não saberem educar seus filhos como deveriam ter sido educados, jogando em nós o resíduo fétido da impunidade. Com certeza, hipocritamente, estavam ocupados demais apontando a sujeira dos filhos dos outros que acabaram por não perceber que conceberam vermes nojentos. Espero que tenham a honradez de publicarem minha indignação tal e como ela é, haja vista estar falando nada mais que a verdade."

    ResponderExcluir
  3. è um absurdo o que esta acontecendo, primeiramente esse caso, tenho 15 anos e estou muito chocado com esse novo caso de estupro isso é uma calamidade, como jovens podem chegar a esse ponto, o corpo virou um objeto, que voce faz o que quiser, ridiculo isso. E em segundo lugar, acredito que a omisão da RBS so será ruim a ela própria porque com o tempo o povo dexará de crer nas noticias da mesma e deixaram de assistir seus telejornais! Esse caso deve ser solucionado o mais rapidamentre possivel para evitar que esses sem-vergonhas fassam o mesmo com outras pessoas!

    ResponderExcluir
  4. Os adolescentes em questão não são alunos do Colégio Catarinense, quem quiser verificar pode acessar o tijolada. Lá a descrição do microblog de um dos autores deixa claro a instituição de ensino frequentado pelos envolvidos.
    Mas o ponto é que, independentemente do colégio, não há responsabilidade do mesmo sobre o ocorrido. Estupro, violência e consumo de drogas estão muito mais ligados a problemas familiares e sociais do que ao colégio frequentado. Maçãs ruins existem em todos os cestos e não é obrigação da escola cuidar e se responsabilizar pelo que os alunos fazem fora de suas áreas e em horários que não correspondam aos das atividades previstas.
    Tirem o foco dos colégio... enxerguem que o problema é a falta de limite com que essas crianças estão sendo abandonadas.
    Pais, assumam a sua responsabilidade quanto aos seus filhos... antes que seja tarde.

    ResponderExcluir
  5. agora ninguem e aluno do colegio, assim como a rbs omite o caso é obvio que o colégio nunca os vio,claro que a educação parte de casa mas a escola tambem passa muita coisa para os alunos e os professores servem de exemplos ,sim .sou mãe de um amigo da garota estou chocada ,indignada isso nao é uma vergonha sr
    Prestes, mais triste é saber que tudo acabará em nada pois o dinheiro e o poder dos pais darão um geito em tudo com o sempre,é com muito pesar e tristesa no coração de mãe que sou que vejo o triste futuro desses "garotos" se é que da para chamalos assim.

    ResponderExcluir
  6. Luiz Carlos Prates, homen fiel a dignidade aos bons costumes, defensor da igualdade entre as pessoas, onde tu te escondes agora?, nao és homen das guampas tortas agora?, pelo jeito tambem tens o rabo preso, quem diria, nao acredito mais no que tu falas. Quero conversar contigo na minha delegacia, FRACO

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Walder pelo comentário. Não importa o colégio que frequentam nem a classe social, e sim a sociedade em que vivemos e a banalização da violência. Não é papel da escola investigar tampouco punir os envolvidos.

    ResponderExcluir
  8. Nao venho aqui defender ou condenar ninguem..nao consigo entender se esse caso ;e de fato verdade ou armacao,pergunto..> o prque dos pais em nenhum momento se manifestarem ba midia??? Tenho certeza qu se o caso ocorrido comigo, eu iria simmm a publico fazer o desabafo,nao precisaria mostrar rosto...entao,,e justo por isso que nao chego a acreditar, e acho que devemos esperar as investigacoes antes de condenarpois todos devem estar sofrendo muito eo povo adora julgar,,vamos manter por enquanto a calma

    ResponderExcluir
  9. Lendo tudo isso eu me pergunto: Como podem estarem “discutindo” a questão se esses alunos são ou não do colégio Catarinense? Se o que realmente vale é a indignação de estarmos perante à um caso em que a divulagação não vem a tona, e que corremos o risco de ainda vermos esses MONSTROS MARGINAIS ficarem impunes???
    Não sou de Floripa, não sou mãe, mas nem isso me deixa sem uma dor no coração, nao me deixa menos revoltada, não me deixa sem vontade que a justiça aconteça…Pois então, aonde está a mídia?? Aonde está Prestes e colegas que tanto julgam os outros, que tanto julgam os mais pobres e menos favorecidos?? Não é VOCÊ que fala que lugar de bandido e marginal é na cadeia?? Não é VOCÊ que sempre fala que independente se é de menor ou não tem que ser julgado e punido??? E agora?? Não vai dizer que o lugar desses BANDIDOS é na cadeia?? Ou só pq é filho de delegado e filho do “grande diretor da RBS” que vai ficar calado??? ONDE ESTÁ A VERDADE QUE TANTO BUSCAMOS?????
    Como muitas pessoas dizem, REALMENTE O MUNDO ESTÁ PERDIDO….Mas cabe a nós, buscarmos essa verdade e mostrar que a justiça SIM deve acontecer, independente se é RICO ou POBRE……

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque o sr. tijolada está tão brabo por ter seu site tirado fora do ar. É um baita de um irresponsável. Se quer dar notícia em primeira mão dê ela corretamente. Atingiu várias pessoas e entidades que não tem nada a ver com o caso e ainda quer sair bem. O problema é que vcs tão se achando d+. "Notícias de primeira mão". Ridículos. TErão que pagar pelas besteiras que falaram. Ainda vem falar de liberdade de expressão. Ta bom. Vou criar um blog detonando qualquer um e ficarei impune. Vocês tem é que ir pra cadeia junto com os autores do crime, porque vcs tb são bandidos.

    ResponderExcluir
  11. Eu fiquei realmente impressionada com tudo isto, em minha humilde opinião, acredito que existe algo que vai além das paredes de um colégio, os valores que cada família passa para seus filhos. Isto é que determinará seu caráter. Tanto é que, numa mesma classe existe tanta diversidade, cada um trás a bagagem de casa, o colégio só complementa. Acontece que, a maioria, dos pais, está preocupada em não deixar faltar nada para os filhos, e acabam deixando de lado limites que devem ser impostos aos filhos desde berço. O colégio auxilia, mas cabe aos país, tarefa, nada fácil, de orientar seus filhos, com bons valores, e com muito amor, corrigindo, explicando, dando exemplo, não sendo omissos quando o filho está fazendo algo errado! É muito fácil criar filho, basta dar água, comida, roupa, abrigo, presentes... Agora, EDUCAR COM AMOR, sinceramente, não é para qualquer um!!!
    O maior cuidado agora,é não expor a menina, que ja sofreu muito. O que foi feito com ela, não é brincadeira de adolescente, foi coisa de bandido mesmo!!!

    ResponderExcluir
  12. Onde está o cidadão que mandava levar o "bandido" para a sua delegacia?
    Que dizia que lá na fronteira o cara confessava?
    Bando de ordinários........onde andas, cavaleiro da razão e defensor da moral?
    A máscara caiu.......Crápulas!

    ResponderExcluir
  13. É incrível tamanha impunidade que estamos vivenciando...Enquanto isso o "macho da gumpa torta", Luiz Carlos Prates se esconde sob a cortina da hipocrisia...
    Fácil julgar os que estão à margem da sociedade, chamar de bandido..mas e o payboyzinho marginal??
    Ele juntamente com toda essa corja são o lixo da sociedade, pois não sabem o que é dificuldade, tem de tudo e dão nisso..
    Lamentável...repúdio à RBS!

    ResponderExcluir
  14. Por que todos os Presidentes, Delegados, Promotores, Juízes e Policiais tem medo da golobo?
    Tem alguém acima da lei?

    ResponderExcluir
  15. Aqui na nossa região a rbs, só mostra a polícia prendendo usuário de drogas,(dizem que a polícia fez uma apreensão), vapor e até mesmo pessoas em que a polícia enxerta drogas e já vem junto com o jornalismo para parecer mais real ainda, (mentiras com cara de verdade) e também as pessoas que moram na favela e que cometem delítos, estas que nunca tiveram estudo, nem comida, nem saúde NEM NADA !!!

    O inferno espera vcs todos.

    ResponderExcluir
  16. Esses menores vagabundos tem que ir para a cadeia,para os presos fazer o mesmo com esses marginais.

    ResponderExcluir
  17. (continuação)

    Para que se possa confiar mais nessas autoridades, o secretário de Segurança de Santa Catarina deve exonerar o delegado Nivaldo Rodrigues, diretor da Polícia Civil de Florianópolis. Numa entrevista gravada, ele disse o seguinte:

    "Eu não posso dizer que houve estupro. Houve conjunção carnal. Houve o ato. Agora, se foi consentido ou não, se foi na marra, ou não, eu não posso fazer esse comentário, porque eu não estava presente".

    A declaração do delegado é uma repetição da protofonia das operetas que começam investigando casos de estupro e terminam desgraçando quem os denuncia.

    Noutra entrevista, com o inquérito concluído, o doutor informou que "o caso investigado é de estupro", mas ao especular (indevidamente) sobre a motivação do ocorrido informou: "Amizade, se encontraram, resolveram fazer uma festa. Se foi na marra, não sei".

    Falta o delegado definir "marra". É crime manter relações sexuais com menores. Se isso fosse pouco, segundo a denúncia, podem ter sido dois os rapazes que usufruíram a "conjunção carnal". Se o delegado não podia dizer se o ato foi "consentido ou não", devia ter ficado calado. Afirmar que não pode opinar porque "eu não estava presente" beira o deboche.

    Existe uma razoável literatura sobre estupros de grupo. Em geral, ocorrem quando a vítima está alcoolizada ou drogada, o que torna despicienda a questão do consentimento.

    Se o doutor Nivaldo sair virgem do episódio, os catarinenses perderão um pouco de sua segurança, triunfarão as teorias conspirativas sobre a impunidade do andar de cima e prevalecerá uma racionalização do crime: não há estupros, há mulheres que não sabem se comportar. (Exceção feita às mães dos defensores dessa doutrina, e que Santa Maria Goretti proteja suas filhas.)

    (...)"

    [O artigo continua tratando de outros assuntos]

    Original disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1107201009.htm

    ResponderExcluir