terça-feira, 25 de maio de 2010

O convite

De:Izidoro Azevedo dos Santos

Para:
"OAB/SC"

Que tristeza para uma categoria que se tem por instruída, dar um exemplo tão deplorável: comemorar o dia de um "santo", considerado padroeiro da justiça e dos advogados.
Isto é um desrespeito à universalidade dos advogados, a saber, dos não católicos e dos não religiosos, que não são poucos.
A OAB é uma autarquia corporativa profissional, que registra, fiscaliza e também representa (ou deveria fazê-lo) a toda a categoria e não só aos católicos ou cristãos, como todos sabemos.
Já está mais do que na hora de dar o exemplo para a sociedade, no sentido de que a República é expressão que, na prática, equivale a coisa pública, de todos.
O País não pode mais continuar a se portar como curral do grupo econômico-financeiro-
religioso-estatal Vaticano/ICAR.
Que cada advogado tenha as suas crenças (mesmo as mais estúpidas) é algo que não se pode impedir ou combater, até porque a liberdade religiosa é preceito constitucional. Mas, daí até a OAB fazer festa para um santo católico, vai uma grande diferença.
Os senhores não desconhecem a circunstância de que o Estado (gênero) é laico - CF de 1988, art. 19 - separado dos cultos, exceto para questões de interesse difuso (saúde, educação, segurança pública, assistência social, transporte coletivo), que a CF de 1967/69 especificava. A exceção à vedação constitucional de alianças não pode ser elastecida e exige "colaboração" (isto é, divisão de responsabilidades), no interesse coletivo.
Protesto, veementemente contra a manutenção dessa excrecência que é atribuir aos advogados e à Justiça (parte da administração pública subordinada aos ditames do art. 37, da Carta Magna) um "santo" católico como patrono.
Por oportuno, não é demasiado lembrar que, sendo a Ordem dos Advogados "serviço público", nos termos do art. 44 do Estatuto da Advocacia, por princípio de Direito Administrativo só lhe é lícito fazer aquilo que estiver autorizado por lei. Desconheço se alguma lei permite à OAB adotar algum santo católico como padroeiro. Duvido e convido os colegas a me esclarecer a respeito, se estiver desinformado ou equivocado.
De qualquer sorte, agradeço o convite e espero que as palavras acima não sejam interpretadas como algo pessoal.
Um forte abraço.

De um (provável) bode anônimo: Não é que o Canga entrou pra maçonaria. Tua reunião é as quintas com o nada santo? O blog do infeliz (http://izidoroazevedo.blogspot.com/2010/03/maconaria-e-religiao.html) faz publicidade do partido verdxe (que não tem coragenm de peitar o irmão do dário) e de uma ordfem maçonica internacional bla bla bla. Nao dá pra discutir com quem confunde estado laicidade com agnosticismo. Contra os BODE DO
Esquadro EMPENADO

Comentário: Nenhuma correção a fazer. Achei excelente e oportuna a advertência. Está mais do que na hora de acabar com os resquícios de teocracia ainda imperante nos Poderes do Estado, na intimidade de suas repartições que insistem escancarar encrustadas, simbologias religiosas predominantemente cristã.
Parece-me salutar que se inaugure o debate sobre a questão, pelo menos no seio da nossa OAB. José Carlos.

3 comentários:

  1. Brilhante artigo não fosse a última sentença (gramatical,não judicial) "De qualquer forma... e o fatídico "Um forte abraço". TÁS É...!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma correção a fazer. Achei excelente e oportuna a advertência. Está mais do que na hora de acabar com os resquícios de teocracia ainda imperante nos Poderes do Estado, na intimidade de suas repartições que insistem escancarar encrustadas, simbologias religiosas predominantemente cristã.
    Parece-me salutar que se inaugure o debate sobre a questão, pelo menos no seio da nossa OAB. José Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Importantíssima questão essa daí!!!

    ResponderExcluir