domingo, 25 de abril de 2010

Buenos Aires é uma festa

Grande Flávio. Precursor do rockabilly argentino
Queridos leitores,
Hemingway que me desculpe mas Buenos Aires também é uma festa. Pelo menos foi hoje desde a hora em que desembarquei no aeroporto de Ezeiza. Chegamos ao hotel, eu e meus parceiros de viagem Paulo Medeiros Vieira e o seu filho Paulão, por volta de meia-noite.
Tomei um banho rápido e às 12:30h bati no quarto dos amigos.

- Calle!!!! Disse.
Convidei. Queria ir para a rua. O Dr. Paulo elegantemente declinou do convite de dar uma banda pelos arredores. Seria apenas uma missão de reconhecimento, afinal fazem alguns anos que eu não visitava a grande metrópole.

O Paulão topou e saimos em busca de um balcão, cerveja e boa música por perto pois amanhã (hoje) queremos ir cedo para la famosa Feria de San Telmo.
Ao lado do hotel já tinha um pub, La Cigale, bombando. Gente bonita e música da boa. Passamos batido e fomos até a rua Reconquista. Na primeira esquina encontramos o Down Town Matias, um pub irlandês extremamente amigável.

Para adiantar o serviço entramos direto. Pedimos dois chopp no balcão, aliás, maravilhosos "mostradores" e, como que combinado, o Rafael Taborda começou a tocar. Desde o primeiro acorde de guitarra tivemos a certeza de que havíamos acertado na mosca. Um trio de primeira qualidade. Rafel na guitarra, uma Janes Joplin no baixo e vocal e un flaco na batera.

(Putz! Odeio caminhão do lixo. Tem um aqui embaixo do meu quarto anunciando que entrei madrugada adentro. Já são às 5 e não contei nem a metade da noitada!)

Bem, saí do pub e fui até o hotel, a duas quadras, pegar a máquina fotográfica. Na volta parei no La Cigale e...aí foi fantástico. Encontrei o meu amigo Flávio Casa Nova. Estava se apresentando com uma banda nova mas fazendo aquele rockabilly de sempre.
Para encurtar o assunto, o Flávio é o precurssor do rockabilly na Argentina. Nào é de Buenos Aires, vive em La Plata e vem à capital para se apresentar. Dei sorte de encontrá-lo tocando ao lado do hotel.
Enquanto isso o Paulão está lá no pub Irlandes delirando com o som do Taborda que ia de Credence, Rollin's, Beatles e quejandos.

Bem, encontrei o Paulão já louco para avançar na guitarra do cara e quebrar tudo, ele anda sempre com três palhetas no bolso. É guitarrista de "palheta cheia".
Fim de festa, voltamos o hotel. Ao lado, La Cigale ainda dava sinais de vida embora o som do Flávio já tivesse acabado.

O Paulão resolveu berciar e eu mais uma insisitida. Fiquei conversando com o Flávio que me convidou para uma festa a três quarteirões dali. Já eram às 3h. Cheguei a me ensaiar. Daí os músicos começaram a colocar os equipamentos no caminhão baú da banda, que também serve de camarim do Flávio e escutei um papo do motorista/produtor reclamando de que o tratado não estava sendo cumprido pela casa. Tipo rango e hospedagem. Vida de músico da noite é igual em qualquer lugar. Matam um leão por...noite.

Resolvi correr. Não sem antes comer alguma coisa. Dei uma banda rápida pela vizinhança e cai num calçadão cheio de boites. Preços convidativos, o câmbio nos favorece, e moças idem. Mantive o foco e encontrei um lugar onde gentilmente, já estavam fechando, me fizeram um chivito que devorei com uma taça de vinho nacional.

Tá acabando a bateria do meu lep e a tomada do hotel não conjumina. Vou postar esta história e aproveitar para dormir.
Hasta leitores

2 comentários:

  1. Só um lembrete pro amigo Edson Jardim . O Desembargador Arno Hoeschl teve 4 filhos, Helena, a mais velha, que é casada tbém com um Desembargador e ex- Presidente do TJ do RS - Casildo, o Hélio , ex- vereador da Capital e falecido na década de 80, a Heloísa, casada com o médico Júlio Gonçalves e o Sérgio (Leleco), com quem ele se relacionava, aposentado do SESI.
    Caco Bastos

    ResponderExcluir
  2. Caco,

    É que eu me relacionava somente com o Sérgio (Leleco), que regula comigo em idade... Lembro-me também do Hélio, que foi vereador. Ainda bem que existem pessoas como você, conhecedor profundo da cidade, para me aclarar a memória...

    Abraços ao amigo do Colégio Catarinense.

    Edison Jardim

    ResponderExcluir