segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A galinha do vizinho sempre é mais gorda!


Esse ano, pela primeira vez em muitos, o abacateiro da frente de casa não deu frutos. Uma pena, pois quando tem aproveito muito. Nunca comprei abacate na feira e acho que nem compraria por achar que é uma fruta que "não é de comprar". Comento isso com a minha filha, aqui na frente tomando sol na grama, e ela me diz que não é de comprar para mim que tenho em casa. Pode ser.
O Brasil é um dos únicos países, se não o único do mundo, onde se come abacate com açúcar. Eu como com sal, azeite bom e muita pimenta. Faço a pasta de manhã e como com pão no café, diariamente.
Ceta vez encontrei um médico peruano em um bar de Lima, Peru. Tomamos todas e, lá pelas cinco veio a preocupação clássica: o figueiredo (fígado) deve estar reclamando, disse eu. Aí ele me falou sobre o abacate.
-Beba chá de folhas secas de abacate diariamente. E continue tomando todas.
Belo conselho vindo de um médico! Saímos do bar abraçados cantando pelas ruas de Lima celebrando as propriedade medicinais do abacate. Nunca tomei o chá, não sou muito de chá.
Inclusive quando estava em Cuzco, devido à altitude, em vez de tomar chá de coca para compensar os efeitos del "soroche" (falta de oxigênio nas idéias), comprei um cilindro de oxigênio que carregava na mochila e volta e meia dava um tapa no lance para no me apunar como se dice en Chile.
Bem, voltando ao conselho médico do meu amigo de Lima, se a folha seca do abacate já é boa imaginem a fruta in natura, com pimenta sal e azeite é claro. Aprendi a comer assim em Santiago do Chile em 79 quando andei por lá. Se comia um abacate pequeno que eles chamam de palta. Lembro que o toque de recolher era às 8 da noite. Uma merda!
Mas falei tudo isso para dizer que o meu abacateiro não deu frutos este ano e ainda há pouco olhei sobre o muro sul do meu quintal e vi a jabuticabeira (foto acima) do meu vizinho carregada! A inveja é uma merda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário