sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Hitler e Lenin


Retrato teria sido feito em suposto encontro entre os dois em Viena, na Áustria, em 1909
Quanto você pagaria por uma gravura que retrata duas das mais importantes e controversas personalidades do século XX, Hitler e Lênin, jogando xadrez? E se a obra viesse com o próprio tabuleiro que eles usaram? Pois estima-se que os dois, que vão a leilão em outubro, valham nada menos do que R$ 122,6 mil (40 mil libras). A imagem, que ilustra um suposto encontro entre os dois, teria sido feita em Viena, na Áustria, por Emma Lowenstramm, professora judia de arte de Hitler em 1909. No verso, o retrato está assinado por ambos. À época, Hitler trabalhava como artista na cidade austríaca, enquanto Lênin vivia no exílio. A casa, onde foi retratado o encontro entre os dois, pertenceria a uma importante família judia e serviria de palco para discussões políticas no período. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a família teria fugido da Áustria e deixado muitos de seus pertences, como a gravura e o jogo de xadrez, para sua empregada. Leia mais. Beba na fonte.

Nei Duclós comenta

O objetivo dessa imagem, que deve ser falsa (são outros os protagonistas retratados), é estabelecer um vínculo entre os dois líderes, para desmoralizar e demonizar a Revolução Russa. Sabemos que o pacto entre Russia e Alemanha nazista em 1939 foi obra de Stalin e Hitler, e não de Lenin. Coincidência: há uma onda de notícias abordando o envolvimento russo na invasão da Polônia, no início da Segunda Guerra. Acusar Lênin seria estender a perversidade até as origens da revolução. Assim, a culpa não ficaria confinada ao seu desvirtuamento, e atingiria a fonte da insurreição. Não se trata de ser a favor ou não da revolução, mas entender a manipulação política que se faz dos fatos. Lenin e Hitler jogando xadrez significa que eram intimos, privavam de momentos de reflexão e lazer. Ou seja, estava tudo determinado 30 anos antes. Precisamos ficar atentos.

2 comentários:

  1. O objetivo dessa imagem, que deve ser falsa (são outros os protagonistas retratados), é estabelecer um vínculo entre os dois líderes, para desmoralizar e demonizar a Revolução Russa. Sabemos que o pacto entre Russia e Alemanha nazista em 1939 foi obra de Stalin e Hitler, e não de Lenin. Coincidência: há uma onda de notícias abordando o envolvimento russo na invasão da Polônia, no início da Segunda Guerra. Acusar Lênin seria estender a perversidade até as origens da revolução. Assim, a culpa não ficaria confinada ao seu desvirtuamento, e atingiria a fonte da insurreição. Não se trata de ser a favor ou não da revolução, mas entender a manipulação política que se faz dos fatos. Lenin e Hitler jogando xadrez significa que eram intimos, privavam de momentos de reflexão e lazer. Ou seja, estava tudo determinado 30 anos antes. Precisamos ficar atentos.

    ResponderExcluir
  2. Demonizar a Revolução Russa? A história já não se encarregou disso? Precisaria de um retrato para isso? Só a partir de Stálin que se mandou matar gente na Rússia?

    ResponderExcluir