sábado, 21 de março de 2009

Da série: Batalhas com o Uruguai

DOMINGO DE PAZ


"Parei duas vezes para morrer no caminho".
Frase de Vilmar Duarte, pescador brasileiro atingido por tiros disparados por uma patrulha uruguaia nas margens do Rio Quaraí.

Muito bem. Ainda preocupado com as escaramuças entre uruguaios e brasileiros na fronteira entre Bella Union e Barra do Quaraí, pedi ao meu irmão, que mora aqui em Florianópolis, para dar "um pulinho" até Quaraí (a 1.100 Km rumo sul) para ver como estava a situação na fronteira. Já recebi retorno. O cara saiu ontem depois das 4 da tarde e lá pelas 9 da manhã deu uma surpresa prá mãe. Pernoitou por Cachoeira do Sul. Sempre desconfiei que o meu irmão tinha um cacho por ali.
Segundo ele a situação na fronteira de Quaraí com Artigas é de plena paz. Até já atravessou a ponte e encontrou amigos meus do outro lado que sequer sabiam do tiroteio acontecido na barra do rio Quaraí, semana passada.
Fiquei mais tranquilo e também contente pois gosto muito dos "castianos calcanhar de frigidiera" e a última coisa que faria seria pegar em pedras para pelear com os paisanos.
Feliz com a notícia de que a refrega foi um caso isolado resolvi comemorar a paz. Comprei um picanha para degustar com um bom vinho...uruguaio.
Arrisquei um vinho produzido em Canelones, cidade perto de Montevidéu. Se chama Antiguas Estancias. Comprei no Bistek ao preço de R$ 8 reais. Para não arriscar muito fui num Cabernet Sauvignon, uva defaul. Varietalzinho dos bons. Excelente bouquet, lágrima espessa, pouco adistringente. Perfeito custo benefício. Sei que um sommelier ficaria arrepiado com os termos usados aqui para definir o que julgo ser um vinho de qualidade razoável. Mas é isso aí senhor conosseur. Agora que o vinho já foi, as palavras ficam mais fáceis e, parece que, o entendimento também.
Os uruguaios, hoje, produzem excelentes vinhos. Só continuam ruims de pontaria. No caso da "Batalha de Bella Union", deram 50 tiros e acertaram apenas dois. Custo benefício zero.

Ana Maria deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Da série: Batalhas com o Uruguai":
Ainda não provei, Canga, mas prá mim a única bebida com álcool (será que tem?)que desfruto é um bom vinho tinto. Agora, o tannat ( Dom Páscoal recomendo)com uma picanha , ou um bom assado de tira porque é dos deuses !
Sobre os versos de antão, " castelhanos pé de chumbos calcanhar de frigideira quem te deu a liberdade foi a terra brasileira"eu te digo são mémorias de amores e rivalidades que guardo até hoje e que me fazem voltar sempre ao meu Quaraí , mesmo procurando nas ruas fatasmas de minha juventude ,espalhados pelo mundo a fora, até nessa Floripa feito tu, capital de um sul raiano entre o Pampa e o Brasil. 

4 comentários:

  1. paulo coelho de oliveira02 abril, 2010 21:19

    cara esse vinho é muito bom, provei nesta sexta feira santa com bacalhau e foi fora de série; vou continuar o consumindo durante o ano........

    ResponderExcluir
  2. Olha, fiquei muito surpresa de ler o comentário sobre o vinho, sempre compramos aqui onde moramos, Mococa, interior do estado de São Paulo, fica na divisa com Minas Gerais, mas sempre escolhemos a uva Tannat, muito bom...
    Sua expressão foi excelente, a descrição sobre o vinho perfeita...
    até mais...

    ResponderExcluir
  3. Ainda não provei, Canga, mas prá mim a única bebida com álcool (será que tem?)que desfruto é um bom vinho tinto. Agora, o tannat ( Dom Páscoal recomendo)com uma picanha , ou um bom assado de tira porque é dos deuses !
    Sobre os versos de antão, " castelhanos pé de chumbos calcanhar de frigideira quem te deu a liberdade foi a terra brasileira"eu te digo são mémorias de amores e rivalidades que guardo até hoje e que me fazem voltar sempre ao meu Quaraí , mesmo procurando nas ruas fatasmas de minha juventude ,espalhados pelo mundo a fora, até nessa Floripa feito tu, capital de um sul raiano entre o Pampa e o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Entrei num supermercado em Vila Velha, Es- Brasil e adquiri 2 garrafas de vinho Antiguas Estancias - RESERVA da uva Tannat. Cheguei em casa e experimentei. Uau!!! Voltei no supermercado e comprei mais 10 garrafas. Ainda não parei de comprá-lo. Já estou na 35ª garrafa e cada vez me apaixono mais mais pelo Buquet, pelo sabor, pela coloração e pelo benefício ao coração. O que é melhor, tem um excelente custo benefício.

    ResponderExcluir