sábado, 14 de março de 2009

28 Junho 2008

Acaba reinado de Eurico Miranda no Vasco

"Acabou por volta das 2h40m deste sábado a era Eurico Miranda no Vasco após 41 anos. Com 140 votos a 103, o maior jogador da história do clube, Roberto Dinamite, foi eleito o novo presidente vascaíno, derrotando Amadeu Pinto da Rocha, apoiado por Eurico, num pleito confuso e tumultuado realizado na sede da Lagoa Rodrigo de Freitas. Roberto Dinamite assume o cargo na próxima terça-feira, dia 1º de julho, e promete mudanças. Dinamite vai comandar o clube por três anos e não pelo ano e meio que completa o mandato de Eurico". Beba na fonte.

Imagens que mentem

A exposição 'Imagens que Mentem' na cidade de Berna, na Suíça, traz história de fotos adulteradas. Explica como governos totalitários usam imagens para manipular a opinião pública. Nesta foto o líder soviético Lênin aparece com seus companheiros Kamenev e Trotzki... que mais tarde foram tirados da fotografia por terem se tornado adversários de Lênin. Esta foto está entre as mais famosas exibidas em Berna, que totalizam 300 trabalhos. Veja mostra no site da BBC Brasil. Beba na fonte.

Arte na guerra


Os horrores da guerra, a falta de liberdade de expressão e a opressão às mulheres são os principais temas de uma mostra e de um livro de artistas afegãs que estão sendo apresentados em Berlim. Veja as fotos da mostra. Beba na fonte.

...não fica um meu irmão!


Se procurar bem não escapa ninguém. A corrupção no Brasil virou epidemia. Não passa dia que os jornais e TVs não abram com chamadas denunciando algum vereador, prefeito, deputado ou senador de corrupção. É como se o livro A descentralização no Banco dos Réus, que denuncia corrupção no governo Luiz Henrique da Silveira, em Santa Catarina tivesse sido transportado para Brasília. Tá todo o mundo dentro. É político: tá com rabo! Com nome e sobrenome. Agora vem a revista Veja na cola do líder do governo Lula, Romero Jucá.

"Na semana passada, VEJA revelou que o raio de ação das traficâncias do empreiteiro Zuleido Veras, o dono da construtora Gautama, ia muito além das 61 pessoas denunciadas até agora pelo Ministério Público Federal. A agenda do empresário mostra que ele tinha um excepcional cuidado, principalmente às vésperas da campanha eleitoral de 2006, em anotar nomes de políticos graúdos associados a cifras misteriosas. Doações clandestinas? Propinas? Nem Zuleido nem os envolvidos explicaram. Os documentos apreendidos pela polícia, porém, continuam a produzir histórias intrigantes. O mais novo mistério a ser decifrado pelos investigadores do caso é a identidade de um certo "RJ" – sigla que aparece em conversas telefônicas grampeadas com autorização judicial e em dezenas de papéis recolhidos nos escritórios dos acusados. RJ, pelo que se ouviu dos diálogos, é a pessoa que ajudava a viabilizar os negócios escusos do empreiteiro Zuleido. Pelo que se viu nos papéis, também é alguém que se movimenta com extrema desenvoltura no Congresso e nos bastidores do governo. RJ, talvez por toda essa influência, aparece sempre ao lado de cifras, muitas cifras. A Polícia Federal tem um suspeito: RJ seria o senador Romero Jucá, o líder do governo no Senado". Leia matéria na íntegra. Beba na fonte.

Beba. Abandone o carro.


Fico impressionado como a massa se liga e acredita em "novas leis". Essa lei que pune rigorosamente motoristas embriagados criou uma verdadeira histeria coletiva. É comentada e discutida em todos os lugares. Principalmente nas mesas de boteco, claro. Ontem mesmo encontrei um amigo no Campeche, em um bar, que relatou que foi parado em uma blitz no Rio Tavares, às 7 da noite, quando voltava do trabalho. Documentos pessoais, do carro e...bafômetro! Estava sóbrio, por acidente. Passou com 5 estrelinhas. Vamos ver quanto tempo vai durar isso. Leia o artigo Melhor não ter carro do meu amigo Janer Cristaldo: "Leitores me perguntam sobre o que penso da proibição de beber qualquer gota de álcool antes de dirigir. Bom, eu vivi em um país em que era proibido beber nos bares, a Suécia dos anos 70. Beber, só em restaurantes, e com comida. E só das doze à meia-noite. Se você chegava a uma pizzaria às 11h30min e pedia um vinho, nada feito. O vinho só seria servido às 12h, e a preços de tornar sóbrio qualquer cristão. Em supermercados, a bebida de mais alto teor alcoólico permissível era a mellanöl, uma cervejinha com 2% de álcool. Mesmo assim, era proibida sua venda a menores de 18 anos. Como se bebia então na Suécia? Nos restaurantes, como já disse. Quanto à compra de bebidas alcoólicas, estas eram feitas nos systembollag, lojas de monopólio estatal. Que abriam das oito da manhã, quando todo mundo estava no trabalho, até as seis da tarde, quando todo mundo ainda não havia saído do trabalho. Nessas lojas, de quinze em quinze minutos, um alarme sonoro indicava que o cliente – caso fosse suspeito de ser menor – tinha de mostrar documento de identidade. Também devia identificar-se quem era registrado como alcoólatra". Leia o artigo completo. Beba na fonte.

27 Junho 2008

A Globo comprou o Estadão

"De repente, não mais que de repente, o que era um boato vira um fato, pelo menos nos corredores da firma: a Globo comprou o Estadão. Só acreditei mesmo quando fiquei sabendo dos primeiros colegas apanhados no passaralho (na verdade, demissão voluntária). Uns falam em vinte, outros trinta. Sei lá. Só sei que, agora, nós somos da Globo. Somos todos Bozó. Na próxima festa junina comeremos paçoca ao lado da colega Paty Poeta. Será que posso enviar uns currículos do pessoal da rua para o Boninho na hora de selecionar o casting do próximo Big Brother? eu e minha colega Doris Bicudo já avisamos: não queremos saber de morar no Rio. Se for para apresentar o Jornal Nacional, vamos e voltamos no dia seguinte. E queremos hora extra, claro". Beba na fonte.

Os possíveis inelegíveis

O Tribunal de Contas do Estado remeteu ao TSE a relação de pessoas que podem ser declaradas inelegíveis no pleito deste ano por terem pendências na prestação de contas à Corte. A relação, com 235 nomes, saiu no Diário Oficial Eletrônico na edição de ontem. Veja a lista.

"O TRIBUNAL PLENO, diante das razões apresentadas pelo Relator e em cumprimento ao art. 11, §5º, da Lei Federal n. 9.504/97 e à Resolução n. TC-02/2006, decide: 5.1. Aprovar a relação dos agentes públicos que, nos cinco anos anteriores à realização do pleito de 1º/10/2008, tiveram suas contas, relativas ao exercício de cargos ou funções públicas, julgadas irregulares por irregularidade insanável, em decisão irrecorrível, e/ou receberam parecer prévio deste Tribunal de Contas recomendando a rejeição de suas contas anuais, a ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, até o próximo dia 04 de julho, integrada pelos seguintes nomes e CPFs": Beba na fonte.

STF decidirá sobre candidato "sujo"

Do blog do Noblat: O Supremo Tribunal Federal (STF) será obrigado a definir se políticos com a vida pregressa marcada por processos judiciais podem ou não se candidatar a cargos públicos. A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) protocolou uma ação - Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental - em que pede a anulação da parte da lei de inelegibilidade, que determina que um político só pode ser barrado pela Justiça Eleitoral se tiver sido condenado em última instância. Beba na fonte.

Amin tem vice

Deu no blog do Roberto Azevedo: "O PTB indicará o sociólogo e professor universitário Paulo Renato Marques de Souza como vice na chapa de Esperidião Amin, do PP, à prefeitura de Florianópolis. O anúncio foi feito no final da tarde desta sexta-feira pelo presidente estadual do PTB, Antônio Carlos Sontag, após receber, via e-mail, a fomalização da oferta dos progressistas. Uma reunião da executiva petebista, ainda nesta sexta,ratificará a indicação. Antes de saber da indicação vice pelo PTB na chapa de Esperidião Amin, o presidente estadual do PV, Gerson Basso, afirmava ao blog que teria dificuldades para aceitar a condição de companheiro de chapa do ex-governador na Capital. Basso se diz bastante chateado com a condição de plano B a que teria sido colocado pelo PP. Por isso, assinala que o PV deve ter candidatura própria à prefeitura".

Nei Silva com medo de morrer

Autor do livro A Descentralização no Banco dos Réus (clique e leia na íntegra), onde denuncia falcatruas do governo Luiz Henrique com a revista Metrópole, Nei Silva dá entrevista exclusiva para o jornal A Gazeta de Joinville. "Gravações com autoridades, cópias de e-mails trocados com gente do governo, fotografias e muitos documentos. Não há como ter dúvida que o empresário Ivonei Raul da Silva tratou com gente do governo Luiz Henrique a série de revistas falando das maravilhas da descentralização. Quatro dias depois de deixar a carceragem da Diretoria de Investigações Criminais (Deic), em São José, o empresário autor do livro “A Descentralização no Banco dos Réus”, conversou com a reportagem dessa Gazeta. O encontro foi num posto à beira da estrada de acesso a Blumenau. Receoso, ele admitiu que temia pela própria vida em razão das denúncias feitas em seu livro contra o governo estadual. Dentre as gravações que a polícia procurou e não encontrou, Nei Silva mostrou uma gravação com o secretário de Coordenação e Articulação, Ivo Carminati, e outras com o ex-secretário de Estado do Planejamento, Armando Hess de Souza. O conteúdo confirma que havia um débito em razão da confecção da série de revistas, além de pesquisas eleitorais e outdoors e que Nei Silva insistia na cobrança". Beba na fonte.

Darci Mattos acusado de peculato

Capa do jornal A Gazeta deJoinville

Esse pessoal não tem jeito mesmo. A coisa pública "não é de ninguém" como costumam dizer os ladrões. Pois não é que até móveis doados a uma creche são pilhados e colocados no gabinete do candidato a prefeito de Joinville Darci Mattos. Veja matéria sobre a pilhagem feita pelo jornal A Gazeta de Joinville:

"A administração do prefeito Marco Tebaldi entrou de cabeça na campanha de Darci de Matos e dá mostras de que nem a lei vai lhe impor limites. Sem o menor constrangimento, ignorando a Justiça Eleitoral, a ética e o bom senso, a Prefeitura mandou para o belo comitê eleitoral do candidato de Tebaldi um caminhão de móveis pertencentes à Secretaria de Educação. Funcionários públicos, usando um veículo locado pelo município, retiraram os móveis (que deveriam estar equipando creches e escolas do município) do almoxarifado da Secretaria, na rua Max Colin, antiga sede da Prefeitura, e descarregaram tudo no comitê eleitoral de Darci de Matos. Mesas, cadeiras e outras peças seriam usadas para equipar e decorar o belo comitê, proporcionando um layout moderno e mais funcional. Tudo à custa do dinheiro público". Beba na fonte.

A arte do Lengo


Obras do artista plástico Lengo Noronha. Técnica mista sobre tela. Aprecie o acervo completo em www.lengonoronha.blogspot.com

Amigo de longa data, Lengo Noronha sempre esteve ligado às artes. Nos anos 70 e 80 trabalhava maravilhosamente com serigrafia e artes gráficas. Com o passar dos anos foi transferindo seus dotes artíscos para as telas. Irriquieto, curioso, estudou e descobriu várias técnicas que hoje aplica em seus trabalhos. Vale a pena conhecer o seu trabalho. "D"Noronha artista mineiro radicado em Florianópolis, pesquisador de técnicas em artes visuais. Sua série "Desvio para o Vermelho"é algo excepcional dentros das artes plásticas". Comentário de Ige D´Aquino.

26 Junho 2008

Zuleido: US$ 9,5 mi na Suíça

Do Portal Terra: "Investigação da Polícia Federal apontou que o banco Credit Suisse tinha entre seus principais clientes o empresário Zuleido Veras - com um saldo que chegou a ser de US$ 9,5 milhões. Ele é dono da empresa Gautama e apontado como chefe da quadrilha que fraudava licitações em vários Estados. Documentos apreendidos pela operação Suíça, da PF, indicam que o Credit Suisse praticava lavagem de dinheiro, evasão de divisas e por trabalhos como instituição financeira não autorizada no Brasil. O temor de que Zuleido transferisse recursos para o banco depois de sua prisão fez com o que o MP pedisse que os suíços congelassem as contas dele".

Antropóloga de luz própria

A morte da antropóloga Ruth Cardoso foi registrada na imprensa internacional. Para o jornal espanhol El País "Ruth Correa Leite Cardoso, esposa do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, era uma antropóloga que brilhou com luz própria no campo social. Foi muito mais que mulher do presidente social-democrata com quem conviveu 55 anos. Foi uma resistente contra a ditadura militar, como lembrou o presidente Lula, que decretou três dias de luto oficial. Ruth, como era conhecida popularmente por suas ações sociais a favor dos mais pobres, foi a idealizadora de vários projetos sociais como o Bolsa Escola que hoje é o projeto chave do governo Lula com o nome de Bolsa Família atendendo mais de 12 milhões de famílias". Matéria completa, em espanhol, no El País. Beba na fonte.

O "puteiro" do eterno presidenciável

"Ao fazer críticas à gestão da petista Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza, o deputado federal e presidenciável Ciro Gomes (PSB) afirmou que a cidade virou "um puteiro a céu aberto". A fala foi veiculada em um programa de TV local, gravado e transmitido no último sábado para todo o Ceará. Em resposta, Luizianne disse a jornais que Ciro ofendia as mulheres e as prostitutas da cidade. A troca de farpas antes do início oficial da campanha eleitoral dá idéia de como será o tom da disputa. De um lado, Luizianne busca a reeleição cercada de apoiadores, entre eles o próprio PSB de Ciro. De outro, estão quatro adversários, incluindo a senadora Patrícia Saboya (PDT), ex-mulher do deputado. Mesmo sendo de um partido que apóia a petista, Ciro já afirmou que participará da campanha de Patrícia. Os demais candidatos são Moroni Torgan (DEM), Adahil Barreto (PR) e Renato Roseno (PSOL)". Beba na fonte.

Jornalistas "se debatem"

Valeu o encontro realizado na Assembléia Legislativa para discutir as relações do governo com os órgãos de comunicação. Sugestão do jornalista Cesar Valente, o encontro acabou sendo encampado pelo Sindicato dos Jornalistas de SC, pela Fenaj e teve a colaboração da Assembléia Legislativa. O foco do debate seria discutir como se dá a relação do governo com jornais, rádios e TVs e principalmente de que forma são distribuidas as verbas publicitárias. Sem dúvida que para ajudar neste debate seria interessante ter em mãos um balanço das grandes empresas de comunicação de Santa Catarina para sabermos quanto abocanham de dinheiro público através do governo. Mas isso seria o ideal. A presença do jornalista José Augusto Gayoso, diretor de imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação, do governo Luiz Henrique, foi importante para o debate mas o colega correu o risco de ser "massacrado" por estar ali representando o governo. Fora ter sido vítima de uma pequena grosseria, Gayoso se saiu bem e cumpriu o seu papel de defender o governo das acusações do radialista Nei Silva, autor do livro A Descentralização no Banco dos Réus, no qual desnuda as relações "incestuosas" do governo do PMDB com a revista Metrópole.
A mediação do jornalista Cesar Valente foi divertida e ilustrativa porém poderia ter sido mais firme no sentido de explorar mais o tema inicial. Faltou prática, mas como é o primeiro, deste tipo de encontro - acho que deveriam acontecer outros - valeu pela iniciativa. A participação da jornalista Lúcia Helena Vieira, diretora de comunicação da Assembléia Legislativa, foi importante no sentido de franquear a casa legislativa para um debate democrático. Saíi um pouco frustrado pois esperava mais polêmica a respeito do assunto dinheiro público/imprensa. Concordo, porém, que se o debate se mantivesse somente neste tema a coisa polarizaria em cima do colega José Gayoso. Único representante do, digamos, "outro lado". Este blogueiro teve uma recaída e quase voltou aos tempos das assembléias de centro acadêmico quando percebeu uma manobra de uma assessora de um deputado governista que tentou, e conseguiu, desviar o foco da discussão para saber a quantas andava a criação do Conselho Estadual de Jornalismo. A moça tinha preocupações quanto a "nossa imagem" (ahahahah) de jornalistas. O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rubens Lung, aproveitou o mote e esclareceu a todos a quantas anda o assunto aproveitando para vender o peixe da criação do conselho que é uma das lutas do sindicato. Entre mortos e feridos, acho que o debate foi importante como exercício da democracia. Sentida a falta de coordenadores de cursos de jornalismo e seus alunos o que de certa forma pegou mal para a "imagem" dos futuros jornalistas.

25 Junho 2008

Na média

Recebi do Paulo Dutra:"Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal de SC mostrou que cada brasileiro caminha, em média, 1.440 km por ano.
Outro estudo feito pela Associação Médica Brasileira mostrou que o brasileiro toma 86 litros de cerveja por ano, em média. Isso significa que, na média, o Brasileiro faz 16,7 km por litro".

Nada mal!!

Justiça amordaça Jornal da Tarde

O que o governador Luiz Henrique, em um arroubo de autoritarismo, não conseguiu com a Gazeta de Joinville, o Conselho Regional de Medicina de SP conseguiu com o Jornal da Tarde."Passados quase 40 anos da adoção do AI-5, que marcou o início do período mais duro do regime militar, o Jornal da Tarde volta a ser vítima de um ato de censura. Liminar concedida ontem pelo juiz-substituto Ricardo Geraldo Rezende Silveira, da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo, proibiu a publicação de reportagem sobre supostas irregularidades cometidas pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) - que estão sendo apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU)". Beba na fonte.

Influenza: PF começa a puxar a rede

Segundo o jornal O Diarinho, de Itajaí, tem "peixe grande" na rede da Polícia Federal. A informação do jornal que vem dando um banho na concorrência em matéria de notícias sobre a Operação Influenza, é de que, após estudos minunciosos da documentação apreendida na operação, a PF teria identificado peixe mais graúdo do que os que foram presos até agora. São políticos financiados pela empresa. A maioria acaba fazendo a lambança entre o público e o privado. O privado é o deles, o público é o nosso, é claro. É muita robalheira.
Foto: Puxada de rede do contra-mestre Coruja

Agrenco: R$ 1,2 milhão para políticos

Qual seria o motivo de uma empresa como a Agrenco que trabalha com soja "investir" uma baita de uma grana em políticos e prefeitos de cidades portuárias. Seu interesse é nos portos. Todos sabemos que não existe "almoço grátis". É uma via de mão dupla. Te ajudo agora e me ajudas mais adiante. Todo o mundo sabe disso mas ninguém fala. Existe um pacto de hipocrisia total na imprensa e alhures.
A tal empresa Agrenco, investigada pela Polícia Federal na Operação Influenza, devia ter muita influência mesmo era sobre os políticos que bancava nas campanhas eleitorais. O maior beneficiário de todos foi o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PTmdb). Somente nas eleições de 2004 e 2006 a Agrenco presenteou um dúzia de políticos com nada menos que R$ 1,2 milhões. Morastoni, foi o que levou mais: R$ 440 mil. Entre os beneficiados estão o ex-superintendente do Porto de Itajaí, Décio Lima, o prefeito de São Francisco do Sul, Odilon de Oliveira (Pmdb) e os tucanos Rubens Spernau, Balneário Camboriú, Edson Olegário de Camboriú e Beto Martins de Imbituba. Diz lá no site da Agrenco que a missão da empresa é "prover as melhores soluções integradas para o agronegócio global, atuando como um agente de desenvolvimento e gerador de resultados para nossos clientes". Mais adiante "Confiabilidade e transparência, segurança, solidez e ética são os valores que sustentam a atuação do Grupo Agrenco".
Eles adoram falar em ética e valores sólidos. Tudo mentira. O principal acionista da empresa, Francisco Ramos, foi enjaulado pela PF que afirma que ele teria enganado até os sócios minoritários da empresa ao simular negócios com produtores de soja comprando carregamentos fantasmas.

O escândalo da Descentralização

Hoje é o dia que o radialista Nei Silva, acusado pelo governo de extorsão e autor do livro "Descentralização no Banco Dos Réus", apresentará as provas da relação "incestuosa" do governo Luiz Henrique com a revista Metrópole. No livro, Nei Silva relaciona o envolvimento de políticos, empresários e funcionários do governo em um plano para fazer propaganda ilegal do governo e burlar a legislação eleitoral. Além de documentos, Nei Silva pretende entregar ao juiz Leopoldo Brüggemann, vários CDs com gravações que teria feito durante o período em que transitou nos corredores do Centro Administrativo.

Confira abaixo as gravações feitas pela Polícia Civil enquanto o empresário Armando Hess induzia Nei Silva a cair na armadilha que culminou com a sua prisão por extorsão.

Confira as conversas
O encontro entre Nei e o ex-secretário Hess
Resumo: segundo a Polícia Civil, nessa conversa do dia 1º de junho, às 18h55, Hess, orientado pelo delegado Renato Hendges, combina com Nei Silva o encontro em que entregaria R$ 40 mil em troca de um desmentido do conteúdo do livro "A Descentralização no Banco dos Réus":
HESS - Nei, a notícia é favorável... bom, tá. Vai dar certo, agora vai dar certo porque eu trabalhei o dia inteiro pra isso, tá?
NEI - Certo.
HESS - É por isso que estou te ligando agora.
NEI - Tá.
HESS - Mas amanhã, Nei, eu tenho um compromisso com a minha mulher de manhã e à tarde vou para São Paulo, então a gente poderia se encontrar amanhã, ou antes de eu ir no médico com ela, entre oito e oito e meia por aí...
NEI - Então de manhã, cedo, cedo para mim (sic) poder fazer estancar e fazer a faxina que eu preciso fazer...eu quero levar um documento junto pra você poder dar uma avaliada.
HESS - Uhumm.
NEI - Eu já elaborei um documento para estancar tudo isso aí.
HESS - Ah, isso é ótimo, cara.
NEI - Eu tenho um compromisso contigo e farei isso...nós acertamos...vamos fazer tudo que precisa ser feito.
HESS - Maravilha, aí fechamos de vez esse negócio porque acho que tá todo mundo...
NEI - Nós vamos fazer isso, Armando. Não te preocupa. Isso é um compromisso que eu tenho contigo. Eu já elaborei... passei inclusive o dia elaborando esse documento. Aí eu encaminho, você dá uma olhada, uma avaliada...
HESS - Oito horas, por aí?
NEI - Então tá combinado, eu estarei 7h em Florianópolis e às 8h te ligo.
Os detalhes do desmentido
Resumo: nessa gravação, às 19h09 do mesmo dia, Nei e Danilo Prestes Gomes, editor da revista "Metrópole", conversam sobre o teor do desmentido.
NEI - Temos que tirar o Armando (Hess) da jogada, tudo o que comprometa, e aí segundo eles há indícios, entendesse, que eles têm, entendesse que... que eles têm medo que o Ministério Público...
DANILO - Certo.
NEI - E outra coisa: tem que matar no peito e segurar no peito isso.
DANILO - Entendo, entendo.
NEI - Tem mais uma rodada amanhã.
DANILO - O cara (Hess) quer isso (o documento) hoje ainda?
NEI - O cara quer pra amanhã, rapaz, amanhã cedo. Quer uma conversa amanhã cedo porque a coisa tá fedendo...diz que o Luiz tá p... da cara.
DANILO - Ótimo, então tá.
NEI - Segundo a informação não havia conhecimento da parte dele.
DANILO - Tá bom. Me diz uma coisa: então posso te mandar até 7h30?
NEI - Não, não, não... pelo amor de Deus, rapaz, 5h eu tô com o pé na estrada.
A versão final do documento
Resumo: nessa ligação, às 20h14 do mesmo dia, Nei e Danilo conversam sobre a finalização do documento.
NEI - Eu mandei alguma coisa ali, mas eu não tive tempo de me concentrar bem para fazer o negócio (documento), entendeu? Até porque eu não tinha tempo e tô sem internet aqui agora, rapaz.
DANILO - Mas, homem, concentra porque essa é a coisa mais importante da nossa vida.
NEI - Eu sei, mas eu te mandei.
DANILO - Mas tu tás aonde? Tá em SC ou no Paraguai?
NEI - Não, eu tô em Florianópolis, mas tô sem internet, meu notebook quebrou. Mas eu mandei pra ti... e o que eu quero é o seguinte, veja bem: tu pega o que eu mandei agora.
DANILO - Eu vou tentar melhorar, vou tentar melhorar. Não, tu inventou, entendesse (sic), o sistema, hein?
NEI - Inventei, inventei, claro. Totalmente. Dá uma olhada, aí tu tenta aproveitar o resto que eu mandei. Se tu quiser uma coisa especial, tu me manda e aí amanhã às 7h tá no seu e-mail.
O que dizem
ARMANDO HESS e o diretor de imprensa do governo, JOSÉ AUGUSTO GAYOSO NEVES , negam qualquer contrato com o empresário. Gayoso classifica de "fantasiosa" a afirmação de que o governo teria feito "acordo tácito" com os responsáveis pela revista "Metrópole".
Em depoimento à polícia, o secretário IVO CARMINATI (Articulação) disse que propôs a Nei que ingressasse com uma ação judicial cobrando os valores que dizia ter direito.
No inquérito, o secretário DERLY MASSAUD DA ANUNCIAÇÃO (Comunicação) reconheceu que em uma oportunidade manteve encontro com Nei e Danilo Gomes, mas negou qualquer negócio com ambos.
Para o delegado Hendges, o dono da "Metrópole" cometeu "extorsão clássica" ao tentar pedir dinheiro em troca das denúncias de pagamento de "reportagens" com dinheiro público.

24 Junho 2008

Morre Ruth Cardoso

A professora e antropóloga Ruth Cardoso morreu de infarto hoje (terça-feira, 24) em São Paulo. Dona Ruth realizou exames médicos no Hospital Sírio Libanês na semana passada, onde ficou internada até a manhã desta segunda-feira (23). Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da ex-primeira dama nesta segunda, os exames tiveram início na semana passada a pedido do médico cardiologista que a atende. Leia matéria completa.

Não leio Paulo Coelho

Acabei de chegar em casa, estou terminando de comemorar o meu aniversário que foi no dia 17, e leio no blog do Cesar Valente que o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PTmdb) está metido em outro... digamos, probleminha com a Justiça. Para o Cesar é inferno astral, já que o prefeito teve assessores enjaulados pela PF recentemente. Para mim não existe acaso do destino nem inferno astral. Não leio Paulo Coelho. Para mim isso é ...tipo: tudo que se faz tem conseqüências. Não é por acaso. Tudo faz parte de um plano. Abaixo a nota distribuida pela assessoria de imprensa do Ministério Público Federal hoje:

“Patrimônio Público / Itajaí
MPF propõe ação de improbidade contra prefeito de Itajaí
Cumulação de cargos públicos motivou ação

O Ministério Público Federal em Santa Catarina ingressou com a Ação Civil Pública por Atos de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni, e de sua esposa, Nausicaa da Silva Morastoni. Conforme a ação, os atos de improbidade administrativa provocaram enriquecimento ilícito e lesão ao erário. Caso sejam condenados, Morastoni e Nausicaa responderão pelas sanções previstas na Lei nº 8.429/92, que especifica os atos de improbidade administrativa.
Na ação, o MPF alega que Nausicaa exerceu, ao mesmo tempo, os cargos de servidora pública federal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e de Coordenadora Técnica da Secretaria de Saúde (janeiro a outubro de 2005) e de Secretária de Saúde do Município de Itajaí (março de 2006 a abril de 2007). Ambas nomeações foram realizadas por seu esposo, o prefeito Morastoni.
Para o procurador da República em Itajaí Roger Fabre, "marido/Prefeito e mulher/servidora beneficiada, tinham consciência da ilicitude de suas condutas", pois a própria Constituição da República prevê que tal acúmulo de cargos públicos não é permitido. Para ele, a situação não era somente incompatível com o texto constitucional, haja vista que ambos cargos públicos demandam dedicação integral. Conforme a autarquia federal, a jornada da servidora é de 40 horas semanais, cumprindo o horário de 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00.
Em caráter liminar, o MPF requer a decretação de indisponibilidade dos bens de Nausicaa, a fim de garantir o ressarcimento do dano causado ao erário federal. Conforme o pedido, a medida deve se limitar ao valor por ela recebido da ANVISA no período em que houve cumulação com os cargos municipais.
Por fim, o MPF requer a condenação de Nausicaa e Volnei à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil, e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.”
Ação: 2008.72.08.001947-4
Para acompanhar o andamento dessa ação, acesse o site www.jfsc.gov.br e insira o número informado acima no campo "Consulta Processual Unificada".


O poder do blog


A princípio achei a proposta do Cesar Valente idealista. Acho que até ele não levou muita fé. "Um debate sobre as promíscuas relações que alguns veículos mantém com seus anunciantes para que alguém, ou alguma entidade, a executasse e eu pudesse, de longe e confortavelmente, dar meus palpites sem ter responsabilidade na coisa". Aconteceu.
O Sindicato dos Jornalistas bancou a idéia e o debate vai acontecer amanhã, dia 25, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, a partir das 2 da tarde. Transmitido ao vivo pela TVAL. Pessoal, olhem só no que deu uma idéia lançada em um blog: "Será composta uma mesa com convidados especiais, representantes de entidades como Ministério Público Federal, Secretaria de Comunicação do governo do estado, Sindicato dos Jornalistas, Federação dos Jornalistas, Sindicato das Agências de Publicidade, Ordem dos Advogados do Brasil, Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais, etc". Lembro que no tempo da ditadura era fácil mobilizar entidades, setores, categorias para debates, passeatas e manifestações. Há muito tempo não via um "chamamento" com sucesso. Bem, ainda não aconteceu nada, porém, otimista como sou, já estou imaginando o plenarinho lotado, botando gente pelo ladrão (ôpa!). Estarei lá com o máximo de pessoas que conseguir juntar. Será o primeiro evento político arregimentado por um blog. Se der certo, já estou pensando em convocar os meus 8 mil leitores para uma manifestação de protesto...bem, ainda não sei de que. Mas deve dar certo. Leia matéria sobre o assunto no...Beba na fonte.

23 Junho 2008

Essa política...

Foto: Jerônimo Rubim/Divulgação Correio de SC

Selada a aliança PT/PP em São José. Padre Círio Vandresen (PT) candidato a prefeito, com o vereador Osni Meurer (PP) de vice. Luci, Ideli e Amin presentes.

Os canalhas ameaçaram a oposição

"Quarta-feira, dia 25, às 14:00 hs, no Plenarinho do Palácio Barriga Verde, imprensa e governo vão discutir a relação promíscua. O debate, sugerido pelo César Valente, é absolutamente necessário, pois quatro ministros do TSE votaram pela cassação do diploma do atual governador pelo uso indevido dos meios de comunicação. O julgamento foi interrompido, voltou à estaca zero, mas os votos de suas excelências são inquestionáveis e irrespondíveis. Primeiro: a eleição de 2006 foi fraudada. Segundo: a fraude foi praticada pelo atual governador e sua equipe. Terceiro: a imprensa catarina foi co-autora da fraude. O resto é perfumaria". Beba o resto que é bom.

Sou tanso!

Essa Operação Influenza tá levantando cada bolinha! Agora vem a estória de que a multinacional Agrenco, que teve seu presidente Francisco Ramos enjaulado pela PF, fez doação de R$ 170.000 à campanha parlamentar (2006) do ex-prefeito de Blumenau e ex-superintendente do porto de Itajaí Décio Lima. Só que a Agrenco, alvo principal da PF na operação, não exporta pelo porto de Itajaí, segundo informações do próprio Décio ao jornalista Moacir Pereira. Tá, então de onde vem a "amizade"? Essas multi não "pregam sem estopa". Deram graciosamente 170 paus pro Décio? E eu acho que sou esperto! Cada vez entendo menos!

Do Dops à censura


Muito boa a matéria do jornal Impacto sobre a tentativa do governador Luiz Henrique de censurar o jornal Gazeta de Joinville. Beba na fonte.

Florianópolis "cidade grande"+

Quinta-feira, 19, 18:30 horas, aterro da Baía Sul. Foto: Jerônimo rubim

O golpe da ova de Tainha

Dia desses passei no Mercado Público, cedinho da manhã, para comprar duas tainhas e fazer a receita sugerida por um proprietário de box, em programa de TV. Fiquei observando aquela (incompreensível) variação de preço que a tainha adquire no Mercado conforme a procedência. Tainha da Campeche é mais barata que a tainha da Barra. Me ative na Tainha com ova ou sem ova. Um real de diferença. Comprei duas tainhas ovadas, R$ 5,00 o quilo. Pedi que fossem escaladas para seguir a receita. Quando foram embrulhadas ainda pergutei se as ovas estavam dentro. O vendedor me respondeu que sim. Quando chego em casa, abro os bichinho e apenas uma tinha uma ovinha mingüada. A outra sumiu na mão do limpador. Tão regulando na mixaria. Ôh gente esperta essa!

Biografia e ficha corrida

Tem político com as "barbas de molho" em Florianópolis. Aliás, em Santa Catarina. Depois que os 26 presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais, reunidos em neste domingo no Rio de Janeiro, decidiram manter a orientação para que os juízes observem "com carinho" a vida pregressa dos candidatos antes de homologarem as candidaturas a coisa ficou feia. Não são poucos os "meliantes", com processos na Justiça, que buscam a carreira política como forma de escapar das grades. E realmente, depois de eleitos, fica tudo mais fácil. Se protegem sob o manto da imunidade parlamentar (está mais para imoralidade parlamentar) além da proteção do "espírito de corpo" destas intituições. O nosso Congresso Nacional é o maior exemplo disso. Uma grande parte dele é composta por "escroques" que em vez de biografia tem ficha corrida. A decisão ao exame minuncioso da ficha dos candidatos foi reforçada pelo presidente do TRE, ministro Carlos Ayres Britto. A ver como se comporta o nosso TRE de Santa catarina. O presidente João Eduardo de Souza Varela participou do encontro no Rio.

22 Junho 2008

A agenda do Zuleido

Agenda do empreiteiro sugere pagamento de propinas a políticos, doações clandestinas a campanhas eleitorais e trânsito livre no poder

"O empreiteiro Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama, foi flagrado pela Operação Navalha, desencadeada pela Polícia Federal em maio de 2007, no comando de uma quadrilha de assaltantes de verbas públicas. Na ocasião, a PF apreendeu milhares de documentos na sede da empreiteira, entre eles, as agendas que listavam os compromissos de Zuleido. O material, anexado à denúncia contra os envolvidos, estava protegido por segredo de justiça. VEJA revela agora seu conteúdo com exclusividade. As agendas mostram a desenvoltura com que o empreiteiro circulava nas camadas mais altas do poder, tanto em Brasília quanto nos estados com os quais mantinha negócios.
Uma das novidades é a citação freqüente do nome da senadora Roseana Sarney, candidata ao governo do Maranhão pelo PMDB".Matéria na revista Veja. Beba na fonte.

Empresário entrega falcatruas

"Pela primeira vez, o empresário Marco Antonio Audi decidiu relevar detalhes de como a Volo do Brasil, sociedade que se formou para comprar a VarigLog, pagou os mais de US$ 5 milhões pela atuação no processo do advogado Roberto Teixeira, amigo e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, foram usadas oito empresas da sociedade, com pagamentos periódicos, sem valores fixos e aprovados pelo conselho de administração da Volo — da qual Audi era o presidente. Os depósitos eram feitos na conta corrente do escritório de Teixeira. "Ele deve essa satisfação aos 200 milhões de brasileiros. Ele chegou lá no Senado, se disse amigo do presidente, se disse limpo e pediu regalias para depor", afirma o empresário. Em entrevista ao Correio Braziliense, o empresário chama Teixeira para ficar cara-a-cara com ele diante dos senadores e repetir que só recebeu US$ 350 mil de honorários. "Abre essa contabilidade para ver quem pagou a quem. Quem que é o sem-vergonha aqui?", provoca Audi, um dos três sócios brasileiros destituídos por decisão da Justiça paulista". Matéria na íntegra no Correio Braziliense. Beba na fonte.

O compadre e a VarigLog


"O advogado Roberto Teixeira admitiu ao Estado que recebeu US$ 3.266.825,79 referentes a serviços prestados para a VarigLog, incluindo uma taxa de sucesso de US$ 750 mil (R$ 1.600.050) pela participação na compra da Varig em leilão judicial. O valor refere-se ao período de abril de 2006 a junho de 2007. O advogado cobra ainda US$ 682 mil (R$ 1.220.448,40) referentes a serviços prestados entre julho de 2007 e janeiro de 2008 e não pagos. Em um ano e nove meses, portanto, os honorários e taxas de sucesso do escritório do advogado totalizaram US$ 3,95 milhões".Leia matéria completa no Estadão. Beba na fonte.

Acabe com os xeretas no MSN

Criptografe seu SMN e evite xeretas nas suas conversas: http://www.secway.fr/us/products/simplite_msn/getsimp.php

Brasil ou Grampolândia

Excelente artigo de Jorge Saião em seu blog Alerta Total.
"O Brasil deveria mudar de nome. Deveria se chamar “Grampolândia”. Aqui corre solto esquema de escutas telefônicas ilegais ou de interceptação de conteúdos de e-mails. Muitas vezes, com a inocência ou a leniência da Justiça. A liberdade individual e o direito básico à privacidade são sistematicamente violados. Tudo isso é uma conseqüência da ação direta do Governo Ideológico do Crime Organizado. O sistema descobriu como usar a violência, de forma legitimada, para coagir, psicossocialmente, os cidadãos. O leitor Eraldo Ângelo foi de precisão cirúrgica em seu comentário, durante uma postagem recente do Alerta Total: “Esta é uma tendência global - o Estado Policial - E não haverá como fugir. São grampos e mais grampos, câmeras, leitores óticos, sensores térmicos, chips e por aí afora. Ninguém escapará. Só a elite. Aliás, as elites se tornarão cada vez mais elites, poderosas e coesas, com domínio absoluto da plutocracia, e o povão, coitado, cada vez mais povinho”. Beba na fonte

El Perro Que Fuma


Acabei de receber (de aniversário) esta foto de amigos que estavam em Montevidéo. Estão em frente ao "finado" bar mais antigo da América, El Perro que Fuma. Já falei aqui deste boteco que fica ao lado do, hoje atração turística da capital uruguaia, Mercado del Puerto. Há um tempo atrás o jornalista Cesar Valente, de viagem a Montevidéo, foi visitar El Perro que Fuma por indicação minha e acabou me dando, pelo seu blog, a triste notícia do fechamento do local. Bem, El Perro não era proriamente um lugar tão turístico em termos de comportamento e dos seus frequentadores. Mas era um boteco de primeiríssima qualidade. Mesa de sinuca, travestis, negros murguentos (de las murgas de carnaval) e bebida. Sobre o balcão, um bull-dog de louça com um cachimbo na boca. Ligado na tomada el perro fumava! O bar havia sido fundado por desertores da marinha inglesa em 1908. Provavelmente o boteco mais antigo das Américas. Com tristeza fiquei sabendo que foi fechado pela Intendência de Montevideo por não cumprir "normas". Saiba mais sobre El Perro. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário